Trabalhadores interessados em se qualificar profissionalmente podem estudar em cursos gratuitos do FIC/Pronatec desenvolvidos na modalidade de ensino a distância de acordo com as necessidades atuais do mercado de trabalho. As inscrições, que tiveram início nesta sexta (8) e seguem até o dia 20, devem ser feitas presencialmente na unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais ou na Central de Vagas da UAI Praça 7.
São oito cursos disponíveis: Agente de Recepção de Reservas em Meio de Hospedagem, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Assistente Financeiro, Cerimonialista, Microempreendedor Individual, Auxiliar Pedagógico e Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) que exigem, em sua maioria, escolaridade equivalente ao ensino fundamental e uma conta e-mail válida, além de acesso à internet.
Alguns desses cursos já existem de forma presencial, outros foram desenvolvidos após uma pesquisa no mercado de trabalho.
Os cursos contam com o suporte de um tutor online e, para mediar os conteúdos e propiciar interações, várias ferramentas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como fóruns de discussão, chats, biblioteca virtual, mural de avisos e videoaula. Além da frequência online, será exigido o alcance da média mínima de 6 para obtenção do certificado.
A Central de Vagas da UAI Praça 7 fica na avenida Amazonas, 478, Centro, enquanto o Sine ALMG fica na rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho. O atendimento acontece das 8h às 17h. Trabalhadores interessados devem apresentar, no ato da matrícula no Sine, documento com nome completo e CPF e assinar um termo de compromisso com a declaração da escolaridade.