Estado lança edital nesta quinta para aceleração de 40 startups

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
08/03/2018 às 13:44.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:45
 (Gabriel Maciel/Sedectes/Divulgação)

(Gabriel Maciel/Sedectes/Divulgação)

Foram abertas nesta quinta-feira (8) as inscrições para o 5º edital público do Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development -, que tem como objetivo fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação em Minas Gerais. O edital vai selecionar 40 startups e empresas de base tecnológica que terão acesso a um programa de desenvolvimento empreendedor e à aceleração de startups. Cada selecionada recebe, além dos investimentos dos benefícios não financeiros, capital de até R$ 80 mil.

“Os selecionados têm acesso a um espaço de coworking com toda infraestrutura necessária para comportar até três pessoas de cada startup, além de serviços e ferramentas de tecnologia”, salienta Bruno Scolari, coordenador-geral do Seed, que promove um programa de aceleração que conta com seis meses de formação empreendedora, uma estrutura dedicada com mentores experientes para aceleração das startups, eventos e um ambiente fértil para conexões com empresas, investidores e o próprio Governo.

Inscrições

Podem se inscrever maiores de 18 anos, brasileiros ou estrangeiros, que tenham disponibilidade para permanecer em Belo Horizonte durante o período do programa. O produto deve apresentar alto potencial de impacto no ecossistema de inovação e empreendedorismo de Minas Gerais.

Os projetos serão selecionados por uma equipe externa a partir da avaliação de critérios como inovação, escalabilidade, capacidade técnica e complementar da equipe, atitude empreendedora, potencial de mercado, entre outros. Dois ou três integrantes de cada startup participam ativamente da aceleração. O resultado será conhecido no dia 6 de junho de 2018.

O Seed

O Seed é parte do Minas Digital, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Sedectes), que tem como objetivo difundir a mentalidade empreendedora e tornar Minas Gerais o maior hub de startups e inovação da América Latina. É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O programa atingiu a marca de 5.408 inscrições e contou com a participação de 152 startups, sendo 116 brasileiras e 36 estrangeiras de 25 nacionalidades, com um total de 384 empreendedores. As empresas aceleradas geraram 300 empregos diretos em Minas Gerais e captaram cerca de R$ 22 milhões em investimentos. O coworking do programa recebeu, apenas em 2017, 9 mil visitantes.

Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por