Fábrica de componentes para postes de iluminação poderá se instalar em Moc

Jornal O Norte
20/03/2009 às 11:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:53

Waldo Ferreira


Colaboração para O NORTE

A australiana Wagner Corporation, empresa do ramo de concreto, transporte e cimento, vai implantar em Montes Claros uma fábrica de cruzetas, componentes utilizados em postes de iluminação elétrica.

Um grupo de empresários australianos, tendo à frente o diretor-geral John Watts, esteve ontem (19) na cidade, para visitar o terreno onde será construída a indústria, no Distrito Industrial. A informação foi passada pelo diretor de Estudos e Ações Regionais do INDI - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais.

De acordo com a prefeitura é o ex-prefeito que está em negociação com o grupo empresarial desde o ano passado.

Em negociação,  o ex-prefeito em cumprimento do mandato recebeu em 2008 representantes da indústria que iniciou  as conversações para a vinda da Wagner Corporation ao município, apresentando a área para abrigar o empreendimento.

O investimento será de U$ 10 milhões, gerando, inicialmente, 30 empregos diretos. Entretanto, John Watts revelou ao diretor do INDI que existe a possibilidade de a Companhia ampliar suas atividades na cidade.  Depois da fábrica de cruzetas, o objetivo é produzir, também, concreto e cimento.

A partir de um primeiro contato em 2008, a direção da empresa procurou novamente Athos Avelino, agora como dirigente do INDI, e anunciou a intenção de erguer a fábrica. A Wagner Corporation fabrica as cruzetas utilizando tecnologia de fibra composta, que possibilita a substituição integral da madeira de lei ou tratada. As peças são usadas nas linhas de energia elétrica como sustentação de cabos de transmissão de energia. A fibra composta resolve dois inconvenientes das cruzetas tradicionais: a escassez e custo da madeira, que é substituída por um material reciclado e com as mesmas características quanto à rigidez e estabilidade.

O produto consiste em plástico reciclado ou natural, misturado com fibras naturais na proporção de 1 a 70% da composição. Como reforço estrutural da cruzeta, tem se quatro vergalhões no diâmetro de 6 a 12 mm, dependendo do diâmetro da estrutura exigida da cruzeta, conforme a exigência estrutural.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por