SÃO PAULO - Um corpo encontrado na baía de San Francisco, na costa oeste americana, foi identificado como sendo do brasileiro Paulo Roberto Rodrigues Reis Netto, de 23 anos, que estava desaparecido desde outubro. A causa da morte ainda está sendo investigada.
Netto morava desde dezembro de 2012 em Los Angeles, onde estudava Design Industrial, e estava em San Francisco que fica mais ao norte da Califórnia a passeio. Na noite de 28 de outubro, ele telefonou para a irmã, Ana Flávia Rodrigues, dizendo que estava correndo perigo e pedindo que acionassem a polícia.
A família, que não teve mais notícias de Netto desde então, chegou a viajar para San Francisco para acompanhar as investigações e para divulgar a foto do brasileiro em busca de informações. Netto tinha uma passagem de ônibus de volta para Los Angeles, que nunca foi usada o que fez com que as buscas se concentrassem em San Francisco.
O corpo do brasileiro foi encontrado próximo ao estádio do San Francisco Giants e do píer 48, na manhã de 9 de novembro, segundo a rede NBC. O reconhecimento só foi concluído, no entanto, na última sexta-feira.
A irmã dele chegou a repassar à polícia o endereço em que Netto estava quando pediu por socorro no Mission District, a cerca de 3 km de onde o corpo foi encontrado. "Ele é um garoto bom, não arranja confusão. Ele é bem inteligente, fala quatro línguas", disse a irmã à NBC, em entrevista no começo de novembro.
O Itamaraty, por meio da assessoria de imprensa, informou que acompanhou as investigações do FBI (polícia federal americana) e prestou assistência à família do estudante assim que foi acionado. O órgão disse ainda que vai acompanhar o traslado do corpo do jovem ao Brasil.
A família da vítima reside em Rio Verde, no interior de Goiás.