Feira para alavancar produção artesanal

Jornal O Norte
18/12/2008 às 10:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:53

Diante dos debates atuais sobre crise na economia mundial e a emergência de novas soluções para as questões ambientais, as Feiras de Economia Solidária apresentam-se como alternativas de formação, comercialização e troca de experiências entre agricultores familiares e artesãos, valorizando a diversidade cultural e respeitando o meio ambiente. As feiras acontecem nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Varginha, São João Del Rei, Teófilo Otoni e Juiz de Fora, no fim de semana dos dias 19, 20 e 21 de dezembro, e contam com a participação de centenas de pessoas. A entrada é gratuita. Dentre a diversidade de produtos encontrados nas feiras estão: artesanato, bijuterias, decoração, artigos de cama, mesa e banho, produtos agrícolas, calçados, bolsas.

Fonte de renda de centenas de famílias do interior mineiro e região metropolitana, os variados produtos disponíveis nas Feiras são fabricados com a preocupação da preservação cultural e ambiental. Os produtos agrícolas, por exemplo, são cultivados dentro dos padrões da agroecologia. É a oportunidade comprar produtos orgânicos diretamente de quem os cultiva e apreciar o artesanato local. A Feira também tem o objetivo de divulgar essa produção, baseada na solidariedade e respeito em toda a cadeia produtiva, em um processo que promove a democratização econômica.

PARTICIPAÇÃO

O projeto acontece com o patrocínio do governo de Minas Gerais, através da Emater-MG (Empresa de assistência técnica e extensão rural de Minas Gerais) e com o apoio do Fórum Mineiro de Economia Solidária.

Para o secretário executivo do Fórum Mineiro de Economia Solidária, Luiz Carlos Carvalho Oliveira, “o único movimento mundial alternativo ao capitalismo é a Economia Solidária, que se baseia nos conceitos do comércio justo e trabalho inclusivo para todos, respeitando de fato, no mundo real, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o planeta Terra”, comenta. (Da Ascom/Fórum Mineiro de Economia Solidária)

TROCA E VENDA QUE MUDA ROTINA

A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Nessa outra economia não existe patrão, muito menos empregado. Nela, todos os trabalhadores são donos, dividem responsabilidades, obrigações e, principalmente, os frutos gerados pelo trabalho coletivo. O foco dessa nova maneira de pensar a economia é o ser humano, não o capital. É um conceito que remete à primeira Revolução Industrial, como reação dos artesãos expulsos dos mercados pelo advento da máquina a vapor. Nos dias atuais, esse movimento ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo e se mostra cada vez mais alinhado às novas demandas sociais e ecológicas.

Em Minas Gerais, os empreendimentos da Economia Solidária estão organizados em um Fórum Estadual, que tem como principal objetivo promover a articulação entre Empreendimentos Econômicos Solidários, Gestores Públicos e Entidades de assessoria, apoio e fomento, buscando o fortalecimento e a integração de todas as ações no estado. Estas ações estão vinculadas ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), que é a instancia nacional de articulação, debate, elaboração de estratégias e mobilização do Movimento de Economia Solidária no Brasil.

Segundo dados do ministério do Trabalho e Emprego, existem 1.234 empreendimentos econômicos solidários mapeados em todo o Estado que participam diretamente de Feiras, que visam manter um ciclo constante de economia local, a partir da divulgação e comercialização de produtos sustentáveis e da filosofia do comércio justo e consumo consciente. Esses grupos são formados por pequenos produtores da agricultura familiar, apicultores, piscicultores, criadores de pequenos animais, artesãos e artistas de diversas regiões de Minas Gerais. ( Da Ascom/Fórum Mineiro de Economia Solidária)

SERVIÇO

Em Montes Claros a Feira de Economia Solidária acontece na Praça da Catedral. Dentro da programação haverá oficinas de formação para os empreendedores e convidados, seminários e eventos culturais, em especial a oficina sobre a Moeda Social, que será utilizada na Feira.


 


Feiras Regionais de Economia Solidária:


Data: Dia 19 – 14 às 22 horas


Dia 20 – 09 às 22 horas


Dia 21 -  07 às 14 horas.  Entrada gratuita


Local: Praça da Catedral

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por