Feira traz a Montes Claros touros geneticamente melhorados

Jornal O Norte
23/11/2006 às 12:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:44

Valéria Esteves


Repórter


onorte@onorte.net

Touros geneticamente melhorados no Norte de Minas na feira de touros. No próximo dia nove de dezembro, pequenos e médios produtores rurais poderão adquirir tourinhos com boa linhagem genética para melhorar a qualidade do rebanho da região. Na última edição do Pró-genética, realizado no mês de setembro, no parque de exposições João Alencar Athayde, alguns produtores se juntaram e compraram touros para atender ao grupo que tem poucas matrizes.




Organizadores dizem que cerca de 300 touros já foram


adquiridos por pequenos produtores
(foto: Wilson Medeiros)

Parece que a compra deu certo e há, segundo os produtores, a vontade de adquirir outros tourinhos, já que há disponibilidade de linhas de crédito do Banco do Nordeste, Brasil e Credinor - Cooperativa de crédito rural do Norte de Minas.

Os organizadores, Sociedade Rural, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ABCZ - Associação brasileira dos criadores de Zebu e ACGC - Associação dos criadores de gado de corte do Norte de Minas informam que os produtores já podem atualizar seus cadastros no BNB para que possam adquirir os touros durante a feira, no próximo mês. O evento ainda conta com a participação da Emater e do Ima - Instituto Mineiro de Agropecuária.

A feira de tourinhos também acontece no próximo dia 2 de dezembro, em Curvelo.

Segundo informou a assessoria do evento, o coordenador regional da ABCZ, Marcos Miguel Mendes, o programa tem atingindo o objetivo de atender às demandas dos pequenos produtores rurais que, apesar de deterem 70% do rebanho bovino do estado, são os que menos investem em melhoramento genético dos seus plantéis.

- O Pró-genética tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia a todos os produtores rurais e, sem dúvida alguma, já estamos atingindo resultados altamente significativos. Em apenas dois meses após o lançamento do programa, no Norte de Minas já foram comercializados mais de 300 touros geneticamente melhorados. Por outro lado, a ABCZ vem recebendo demandas para a expansão para outras regiões do país, principalmente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul - diz.

A ABCZ iniciou nessa semana negociações com a direção do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social  para disponibilizar linhas especiais de crédito para que o programa atenda outras regiões do país.

- As perspectivas são as melhores possíveis para que o Pró-genética chegue a todos os estados, levando-se em conta ser o Brasil atualmente um dos maiores exportadores de carne do mundo e, ainda, ter oportunidade para conquistar outros grandes mercados consumidores - afirmam os organizadores. (com informações da Ascom SR)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por