Fenics termina com ares de bons resultados

Jornal O Norte
06/08/2007 às 18:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:11

Sebrae informa que é preciso


criar ambiência para agregar


valor ao negócio

Valéria Esteves


Repórter


valeria@onorte.net

Parece que a Fenics- Feira nacional de indústria, comércio e serviços de Montes Claros deu um novo gás para a tomada de iniciativas que norteiam o andamento do parque tecnológico do agronegócio. Durante a realização de wokshop, a Fundetec- Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira com a Secretaria de estado de Ciências e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais discutiu o que teria que ser feito para efetivar as ações imediatas para acelerar o processo de construção do parque.




Milhares de pessoas, além de visitarem as estandes da 12ª Fenics,


assistiram aos shows artísticos (fotos: Manoel Freitas)

Há a possibilidade de se criar na região o pólo de E-Health, inclusive, o presidente da Fundetec, Alexandre Pires Ramos, informou que na segunda quinzena de setembro um grupo de pessoas vai até a Argentina trocar experiências com aquele país sobre a prática com esse pólo. Ainda dentro do parque, a Epamig- Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais vai montar uma unidade de Agroenergia com perspectiva de elaborar vários projetos, conforme informou o chefe da Epamig, Marco Antônio Viana Leite.

Dentro da programação do workshop, o Sebrae apresentou dados que alegam uma descontinuidade no crescimento de grandes negócios no Brasil e que o plano de negócios sem o plano tecnológico não funciona. Apesar disso, há muitas pessoas empreendendo, vários empreendedores estabelecidos. Na pesquisa apresentada pelo Sebrae, havia informações que dão conta, que o número de empreendedores é maior que a taxa de novos negócios.

Para Anízio Dutra Vianna, gerente da unidade de tecnologia do Sebrae/MG, é preciso criar ambiência para desenvolver novas oportunidades, isso porque as empresas de porte médio cresceram e inovaram mais nos últimos tempos. É preciso ainda agregar valor para aumentar a competitividade do negócio.

ATRAÇÕES E NEGÓCIOS

Mas dentro da feira várias foram as atrações que chamaram a atenção dos visitantes; seja no artesanato, na Aquidecor- Exposição de Arquitetura e Decoração, ou nos estandes que levaram arte e principalmente negócios.

No caso da Aquidecor, foram montados 13 ambientes diferentes. Uma forma de valorizar os profissionais da região e mostrar que um ambiente bonito e agradável pode ser acessível a todos.

- A mostra de Decoração e Arquitetura é, sem dúvida, um passo inovador e empreendedor do segmento. Espaços inovadores, agradáveis, onde empresas parceiras fornecerão os produtos dos ambientes, mostrando as tendências do mercado - disse o presidente da ACI- Associação comercial e Industrial e de Serviços de Montes Claros, Geraldo Drumond.



Os arquitetos e decoradores colocaram o talento em ambientes como: quarto masculino, quatro feminino, quarto do bebê, quarto do casal, sala íntima, cozinha goumert, living, galeria, adega, spa e terraço.

- O tema será uma casa urbana de casal com dois filhos adolescentes, o perfil dos moradores é de um casal moderno, contemporâneo, sendo que ele é artista - plástico e a esposa estilista, contou Ivana Andrade, coordenadora da Arquidecor.

Sobre a meta de negócios, cerca de R$ 100 milhões, a ACI acredita que deve ser alcançada. Geraldo Drumond disse que a feira trouxe a sensação de conforto, tanto para os visitantes, bem como para os expositores. Desde o ano passado, a organização do vento adotou a elaboração de uma pesquisa quantitativa para saber dos expositores o que acharam da feira.

A pesquisa geralmente ouve 100% dos expositores e uma amostragem com os visitantes. A tabulação da pesquisa ainda será confirmada.

Geraldo ainda lembrou que o diferencial desse ano novamente foi a participação da Aquidecor. Com vias para despontar e se firmar no mercado, a decoração chamou a atenção por sua criatividade. A exemplo da casa cor em São Paulo, a Aquidecor mostrou que os norte-mineiros não perdem nem em gosto, nem em estilo para os profissionais das capitais. Os visitantes ficaram encantados com os espaços montados, seja o ambiente do quarto do casal, espaço do laser, sala de jantar, cozinha, quarto de solteiro entre outros.




Exposição de Arquitetura e Decoração: a cada ano, o segmento ocupa mais espaços na Fenics, propiciando o fechamento de bons negócios

- A Aquidecor agregou um diferencial que contribuiu positivamente com feira, assim como a rodada de negócios coordenada pelo Sebrae. Cerca de 268 agendamentos foram feitos entre empresas e prestadores de serviço. Tudo o que esperávamos aconteceu. Um público de 80 mil pessoas visitou a Fenics e provavelmente atingimos a meta de movimentar R$ 100 milhões - conclui.

Vale lembrar que a Fenics reuniu os setores: saúde, vestuário, educação, alimentos, decoração, arte, música, transporte, beleza, moda, lazer, mídia, entre outros setores significantes para o desenvolvimento sócio-econômico do país, estão juntos na maior mostra de produtos e serviços do Norte de Minas.

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