TERESÓPOLIS –O volante Fernandinho sabe muito bem a dificuldade que a Seleção Brasileira terá pela frente nesta quartas de final da Copa do Mundo. Em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (20), o agora titular do meio-campo canarinho fez questão de ressaltar as qualidades de James Rodríguez, astro da Colômbia, adversária do Brasil na próxima sexta-feira. Porém, segundo o dono da camisa 5, não é somente o meia-atacante dos “cafeteros” que merece um destaque especial.
“Cheguei a enfrentá-lo na Champions League (James Rodríguez), quando ainda atuava pelo Porto. Acho que era a primeira temporada dele na Europa. Ele ainda não era titular. Porém, entrou no decorrer da partida e deu pra ver a qualidade técnica que ele tem com o pé esquerdo. Nesse Mundial, ele está mostrando a todo mundo o porquê do Mônaco ter pagado tanto dinheiro por ele. No jogo, temos que dar o mínimo de espaço para ele”, avaliou Fernandinho.
De acordo com o segundo o volante canarinho, a Colômbia não se resume apenas ao seu camisa 10. Fernandinho fez questão de destacar a qualidade da equipe e até citou o jogo contra a Grécia, na estreia dos “cafeteros” na Copa do Mundo, para exemplificar as virtudes do adversário.
“Assisti ao primeiro jogo da Colômbia na Copa do Mundo, contra a Grécia. O primeiro gol que eles fizeram me chamou muito a atenção. O Cuadrado cruzou da direita e o Armero finalizou na esquerda. Todo o time chega muito forte ao ataque. Tudo ao mesmo tempo. Temos que ter muito cuidado. O James e o Cuadrado talvez sejam os principais articuladores da Colômbia, mas não são os únicos. Temos que tomar muito cuidado com eles”, disse o volante.
Com Luiz Gustavo suspenso, Fernandinho pode ser recuado para a cabeça de área, sendo obrigado a anular James Rodríguez. A função, entretanto, não o incomoda. Segundo o atleta, ele foi convocado também para atuar como primeiro volante. O camisa 5 garantiu também que vai se adaptar da melhor forma ao companheiro escolhido por Scolari para atuar ao seu lado.
“Eu encaro com naturalidade (atuar como primeiro volante). No dia da convocação, fui chamado como primeiro volante. É assim que jogo na Inglaterra. Joguei a última temporada inteira assim e não será segredo algum. Mas se ele optar por outro, não terá problema. O importante é que encontremos um equilíbrio. Quando estou jogando como primeiro volante, procuro focar na marcação e fechar os espaços. Cada um dos três (Paulinho, Ramires e Hernanes) tem uma maneira de jogar. Vou procurar me adaptar a eles, independente de quem for jogar”, completou o volante.
Na próxima sexta-feira (4), Fernandinho e seus demais companheiros encaram a Colômbia, no Castelão, em duelo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. A partida terá início às 17 horas. Quem avançar do confronto pega o vencedor do embate entre Alemanha e França, que jogam no mesmo dia, porém às 13 horas, no Maracanã.