Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil começa nesta terça

Antonio Gonçalves Filho
Publicado em 05/11/2013 às 11:12.Atualizado em 20/11/2021 às 13:55.

A 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil será aberta nesta terça-feira (5), no galpão e no segundo andar do ginásio esportivo do Sesc Pompeia, na zona oeste de São Paulo, reunindo 94 artistas de 32 países na mostra Panoramas do Sul, assim chamada por privilegiar a produção de realizadores do Sul geopolítico (América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania). Um dos primeiros festivais dedicados à arte eletrônica, o Videobrasil completa 30 anos trazendo outra mostra com destaques de suas edições desde 1983, além de produções recentes de grande repercussão lá fora, como "Bosphorus: a Trilogy", vídeo feito em Istambul pela iraniana Bita Razavi, que vive em Helsinque, e "My Father", do paquistanês Basir Mahmood.

Entre os artistas selecionados para esta edição do festival, destacam-se nomes revelados pelo Videobrasil e que hoje frequentam mostras internacionais, como o libanês Akram Zaatari, presente com o polêmico vídeo "The End of Time", que discute, entre outros temas, a homossexualidade no meio muçulmano. Zaatari esteve na última Documenta de Kassel e tem uma sala especial na Bienal de Veneza. Dos convidados brasileiros, destacam-se a performer Lenora de Barros, a pintora Flávia Ribeiro, o fotógrafo Pedro Motta e o coletivo Chelpa Ferro. O segundo andar do galpão de esportes do Sesc Pompeia foi adaptado para a mostra, ganhando em dimensão e conteúdo.

A idealizadora e diretora do festival, Solange Farkas, chama a atenção para as semelhanças estilísticas e temáticas entre videomakers e cineastas de diferentes origens, como o tailandês Apitchatpong e os integrantes do coletivo brasileiro Madeirista, grupo sediado em Porto Velho que se reúne desde 2001 para produzir videoarte e intervenções urbanas. "Em ambos os casos, a paisagem ocupa o primeiro plano e você percebe articulações e estratégias entre artistas que se apropriam da linguagem do vídeo para produzir novas formas de arte", observa a diretora, que também integra o quarteto de curadores da mostra Panoramas do Sul (os outros três são Eduardo de Jesus, Fernando Oliva e Júlia Rebouças).


Serviço

Videobrasil - Sesc Pompeia (rua Clélia, 93). Contato: 3871-7700. De terça a sábado, das 9 às 22 horas. Domingos, das 9 às 20 horas. Entrada franca. Até 22/2.


Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por