Festival de Curtas traz o melhor da mais recente safra

Flavia Guerra
20/08/2013 às 10:57.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:08

Não é exagero afirmar que com a estreia do 24.º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, na quinta-feira, 22, chegam também os ventos que têm movido os jovens diretores ao redor do mundo. Em seus mais de 400 filmes selecionados (entre mais de três mil inscritos), é possível detectar as questões mais urgentes, e pungentes, do cinema mundial. Como o curta é um formato muito mais simples e barato, é possível filmar rápido, ao mesmo tempo que muitos fatos ocorrem", comenta a diretora do festival, Zita Carvalhosa.

Na safra 2012/2013, esses fatos trazem principalmente duas vertentes distintas, mas ligadas. Enquanto o cinema brasileiro (ao todo, são 58 curtas, selecionados entres 567 inscritos) foca na maioria das vezes as relações humanas, os latinos lançam um olhar bem-humorado sobre a crise atual. Já na Mostra Internacional, o cinema árabe e o africano tratam das questões do feminino e do papel da mulher em sociedades que muitas vezes violentam os seus direitos. Dois exemplos são a coprodução Quênia-Reino Unido Yellow Fever, que trata da autoimagem das africanas, e Onde Fica Meu Pudor, retratando uma garota árabe que se muda para a França para estudar arte.

De volta aos brasileiros, O Pacote, de Rafael Aidar (que integrou a mostra Panorama do último Festival de Berlim), é exemplo do olhar do jovem realizador sobre as relações humanas. O curta aborda com veracidade e sutileza a difícil arte de se relacionar na adolescência, que adquire novos contornos quando o assunto em questão ganha um ingrediente: o amor entre dois garotos quanto um deles tem de lidar também com o convívio com o vírus HIV. "O mundo está mudando e as questões que vão surgindo nas ruas também aparecem nas telas", comenta Zita. "As manifestações que ocorreram no País nos últimos meses ainda não chegam em peso à seleção atual, mas, certamente, vão estar em pauta na próxima edição", completa ela.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SP - De 22 a 30/8. Grátis
Programação completa: www.kinoforum.org.br/curtas/2013

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por