Quem acompanha o Auto Papo conhece nossa opinião sobre os esportivos de mentirinha que o público tanto adora. No entanto, em alguns mercados, aerofólio e pinça de freios coloridas não são suficientes para convencer o consumidor que quer um modelo esportivo. A Ford sabe disso e levou apresentou a versão ST200 do Fiesta, edição ainda mais zangada que o ST “básico”.
O engenheiros da Ford fizeram uma série de mudanças no motor Ecoboost 1.6 turbo que passou a desenvolver 200 cv e anabolizados 29,6 mkgf de torque. Valores que transformaram o carrinho numa verdadeira bala de canhão.
Se tudo isso ainda for insuficiente para satisfazer a sanha de velocidade do sujeito ao volante, o ST200 ainda conta com sistema de sobrepressão (overbooster) que eleva a pressão da turbina e permite um acréscimo temporário de mais 15 cv e estica o torque para 32,6 mkgf. Ideal para mostrar para ao bacana a bordo de Cooper S, que ele não é dono da estrada.
Todos esses números empacotados num diminuto bloco 1.6 permitem que 0 Fiesta a acelere de 100 km/h em 6,7 segundos e atinja a velocidade máxima de 230 km/h.
Eletrônica
Para dar conta da força extra, o time de desenvolvimento também deu atenção especial ao conjunto de suspensão que ganhou acerto mais baixo, molas e calibragem mais firmes para manter a estabilidade nas curvas.
O ST200 é equipado, inclusive, com módulo de vetorização de torque (sistema que controla a distribuição da força despejada na roda interna nas curvas, evitando que ela patine e provoque uma derrapagem). O recurso é associado ao controle de estabilidade (ESP), que por sua vez que foi reprogramado para que motorista possa ser um pouco mais atrevido ao desafiar as leis da física.