
A final da Copa do Mundo de 2014, entre Argentina e Alemanha, no domingo (13), foi o evento esportivo mais comentado da história do Facebook, anunciou a empresa nesta segunda-feira (14).
Segundo dados da própria rede social, a partida, na qual a Alemanha se sagrou tetracampeã, foi comentada por cerca de 88 milhões de pessoas e gerou cerca de 3 bilhões de interações entre fotos, comentários e "curtidas".
Em uma comparação, a cerimônia de entrega do Oscar neste ano foi comentada na rede social por 11 milhões, número oito vezes menor. Durante toda a Copa, diz a empresa, 350 milhões de pessoas geraram 3 bilhões de interações.
Na final de futebol americano, o Superbowl, foram 50 milhões de usuários e 185 milhões de interações. O país que mais falou sobre a Copa na rede social foi o Brasil, seguido pelos EUA. No Twitter, a final gerou 32,1 milhões de tuítes --número que só é superado por outro jogo da Copa, quando a Alemanha impôs a goleada de 7 a 1 sobre o Brasil, que gerou 35,6 milhões de tuítes.
Ao todo, foram 672 milhões de postagens relacionadas à Copa do Mundo no serviço. Para Carlos Moreira Jr., diretor do Twitter, "nos últimos anos houve uma ampliação ao acesso à internet no Brasil, por isso a tendência é que esses números cresçam todos os anos". Ele disse também que a Copa foi "um divisor de águas" para a empresa, que viu "uma explosão de crescimento" na audiência. "A interação que a gente vê no Twitter é a digitalização do que já existe na vida real."