Financiamento agrícola será debatido em seminário internacional

Jornal O Norte
06/11/2006 às 11:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:43

Representantes de instituições financeiras de diversos países estarão em Fortaleza nessa segunda-feira, para participar do Seminário sobre o Financiamento agrícola na América Latina.

O objetivo é analisar e compartilhar experiências bem sucedidas de novos mecanismos e instrumentos de financiamento do desenvolvimento agropecuário. O evento, que acontecerá na sede do Banco do Nordeste, é uma promoção conjunta do BNB e da Ali de -Associação Latino-americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento.

Conforme informou a assessoria de comunicação do BNB, serão apresentados painéis ao longo do dia abordando as políticas para o desenvolvimento do setor agrário latino-americano, as experiências recentes de financiamento agropecuário dos bancos de desenvolvimento, a promoção empresarial e competitividade na atividade agropecuária e agroexportadora, além dos riscos, garantias e fundos de financiamentos agrícolas.

Após o evento, no período de terça-feira a sexta-feira, 7 a 10, os representantes das instituições financeiras internacionais conhecerão em detalhes o processo operacional dos programas e instrumentos do BNB no âmbito das microfinanças, como o Crediamigo e o Agroamigo.

Com 38 anos de atuação, a Alide reúne mais de 70 instituições de diferentes países da América Latina e também a Espanha, além de organismos internacionais. Sediada em Lima, Peru, a entidade tem como objetivo principal fortalecer a ação e a participação das instituições financeiras no processo de desenvolvimento econômico e social da América Latina e Caribe, principalmente através da análise e troca de experiências.

PARTICIPAÇÃO GARANTIDA

Desde que voltou a fazer parte da Alide, em 2004, o Banco tem participado de diversos eventos internacionais para intercâmbio de experiências com instituições financeiras de outros países, a exemplo do seminário Microcrédito e Inclusão Social: Gestão e Práticas do BNB, em novembro do ano passado, ocasião em que foi lançado oficialmente o Agroamigo, o programa de microcrédito rural do BNB. Na oportunidade, o secretário geral da Alide, Rommel Acevedo, agradeceu ao Banco do Nordeste a oportunidade de socializar as melhores práticas de microfinanças, permitindo a troca de experiências e conhecimentos necessários ao sucesso do microcrédito como ferramenta de redução das desigualdades e de fortalecimento da cidadania.

BOM DESEMPENHO

O BNB é responsável por 76,3% dos financiamentos para o setor agropecuário em todo o Nordeste e o quarto maior banco do País em volume de crédito rural. Somente na agricultura familiar, o BNB já contratou 504,9 mil operações entre janeiro e setembro deste ano. Juntas, essas operações ultrapassam o montante de R$ 1 bilhão aplicados.

De janeiro de 2003 a agosto de 2006, cerca de 1,1 milhão de produtores rurais tiveram acesso ao crédito pela primeira vez, através do BNB, no âmbito do Pronaf - Programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar. O período corresponde à atual gestão do Banco, que comemora o recorde inédito na história da instituição.

AGROAMIGO

A assessoria ainda conta que a partir de 2005, o BNB implantou nova metodologia para atender e contratar as operações de crédito com os clientes do Pronaf -B, através do programa Agroamigo, que é operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania, no qual disponibiliza assessores de crédito rural que se deslocam até o estabelecimento rural do cliente para elaborar as propostas de crédito simplificadas e prestar orientações.

O Agroamigo é uma das experiências exitosas do BNB que serão apresentadas aos participantes do seminário, dentro do painel -Experiências recentes de financiamento agropecuário dos bancos de desenvolvimento: novos esquemas, modalidades e produtos.

A solenidade de abertura ocorrerá às 9 horas, com a participação do presidente do BNB, Roberto Smith, do secretário geral da Alide, Rommel Acevedo, do diretor de Economia Agrícola da Secretaria de Política Agrícola do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, do presidente do banco mexicano FIRA - Fideicomisos Instituídos en Relación con la Agricultura, Francisco Meré, e do secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por