Fome de desenvolvimento: empresários norte-mineiros acreditam que empreender é o melhor negócio

Jornal O Norte
01/12/2006 às 11:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:45

Valéria Esteves


Repórter


onorte@onorte.net

Norte de Minas, berço da criatividade em empreender. Há muito se entende negócio na região visando futuros retornos no seguimento da agropecuária, turismo e hotelaria como fator de desenvolvimento sustentável. Mas é o setor médico que tem colocado suas asas para fora e, com isso, ocupado seu lugar no setor empresarial.

O que se pode observar é que os médicos estão investindo na compra de aparelhos de última geração, capazes de realizar exames, antes feitos somente nos grandes centros do Brasil.




Setor econômico da região tem apontado surpresas como


grandes investimentos na área médica
(foto: Wilson Medeiros)

O que quase ninguém sabe é que existem linhas de crédito que permitem financiar esse tipo de atividade, bem como para construção de shoppings centers, revitalização e ampliação de hotéis que oferecem conforto como negócio.

Há também que ressaltar que em Montes Claros o mercado tem dado margem à abertura de novas lojas e supermercados que vem oferecendo, a cada dia, mais comodidade e variadas formas de pagamento. Tudo para que o cliente volte sempre.

Para o economista e projetista Dilson Pires, os clientes que chegam a ele têm pedido projetos que, depois de aprovados pelo Banco do Nordeste, fazem diferença simplesmente por serem aconchegantes, inovadores e rentáveis. Inclusive o BNB detectou uma deficiência em elaboração de projetos, que faz com que estes não sejam aprovados; e o pior: o recurso fica retido no banco, quando poderia servir para promover o desenvolvimento.

Dilson Pires lembra, ainda, que Montes Claros está precisando receber mais indústrias, mesmo porque, hoje, os projetos pedidos nesse ramo têm sido só de ampliação. Parece que, realmente, mesmo sem os incentivos da Sudene, há espírito empreendedor nos norte-mineiros; os que cuidam diretamente da saúde e aqueles que deixam a vida mais prazerosa, como o Resort Pedra do Sonho, em Janaúba, ou até mesmo no shopping Ibituruna, já em fase de construção em Montes Claros.

Só nesse ano o projetista elaborou mais de 10 projetos na área médica e quase todos já foram liberados pelo sistema bancário. Segundo o médico Augusto Gonçalves Santos Filho, os equipamentos da clinica da qual é sócio-proprietário foram comprados na Alemanha e já estão em pleno funcionamento há uma semana na cidade. Há um aparelho no consultório, o mult slice, capaz de realizar exames em menos tempo que o normal - coisa de 10 a 15 minutos -, sendo que os convencionais demoram até 40 minutos para se findar. Segundo ele, só em uma semana, o consultório recebeu pacientes de várias cidades do Norte de Minas como Jaíba, Porteirinha, Salinas, com pretensão de acolher pacientes até do Sul da Bahia.

- O empreendimento vai colocar em prática o que há de mais moderno em tomografia de corte, exames rápidos, e ultra-sonografia com melhores imagens. O aparelho que nós temos é o único com tecnologia de ponta, só encontrado em BH. Assim sendo, tanto no Norte de Minas como no Sul da Bahia, não há equipamento como o nosso e por isso esperamos atender melhor o cliente oferecendo valores que não oneram - diz.

Quanto ao resort, o problema que fazia com que o acesso fosse difícil está sendo providenciado. Serão asfaltados os 12 km até Janaúba, perímetro que outrora significou incômodo para as pessoas que queriam visitá-lo.

Outro empreendimento que promete arregimentar a economia regional é o shopping Ibituruna, que terá 80 lojas, 48 salas e estacionamento no subsolo com capacidade para 200 carros, 3 salas de cinema, praça de alimentação num total de 10 mil metros quadrados. Conforme o empresário Sérgio Martins de Quadros, o projeto deve estar concluído até o fim de 2007.

TURISMO

Aos poucos as pessoas têm percebido que o turismo pode fomentar a economia regional, e por isso mesmo o setor hoteleiro tem visado a conquista do cliente pelo bom gosto, atendimento e comodidade.

Dilson comenta que empresários de Grão Mogol, Janaúba, e Montezuma têm procurado por ele para elaborar projetos turísticos, tendo em vista o melhoramento das estradas da região. A iniciativa visa estruturar a cadeia produtiva do turismo com projetos que alavanquem o desenvolvimento do Norte de Minas.

O superintendente do BNB, Nilo Meira lembra que vários investimentos estão sendo disponibilizados pelo Prodetur, e que a região do entorno de Diamantina foi contemplada com recursos da ordem de R$ 56,7 milhões, o que também pode acontecer com o Norte de Minas, tendo em vista seu potencial turístico.

- O vapor Benjamim Guimarães é um potencial para arregimentar a economia via turismo, o que está em franco correr em Pirapora - assinala.

Parece que tudo que se planta nessa terra dá. E, como diria Manoel Bandeira, minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por