A forte chuva do fim de semana acabou causando o desabamento de parte do estacionamento da transportadora Sada, em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte. O acidente aconteceu na tarde dessa segunda-feira (9) e acabou danificando cinco veículos que seriam carregados pela empresa.
O dano causado, segundo ambientalistas, foi devido a retirada da mata ciliar do ribeirão Potreiro, responsável por abastecer uma represa do ribeirão Serra Azul da Copasa. “Essa mata foi retirada do talude para a construção do empreendimento, dentro da lei. O problema é que não foi realizado o reflorestamento da área, o que pode ter contribuído para o desassoreamento”, explica o ambientalista e diretor do Grupo de Defesa Ambiental Guará, Frederico Etienne. A empresa está instalada em uma área considerada de zona de empreendimento sustentável, que prevê modificações autorizadas nesse tipo de terreno.
Ainda de acordo com o ambientalista, que faz parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), a situação foi denunciada para a Polícia de Meio Ambiente, que irá vistoriar o local nesta quarta-feira (11). “ Nossa preocupação é a de que novos deslizamentos aconteçam na área, o que pode causar danos irreversíveis à nascente do ribeirão Potreiro”, salienta o ambientalista.
A reportagem tentou contato por várias vezes com a empresa Sada, mas até a publicação desta matéria, ninguém havia sido localizado para falar sobre o assunto.