França recolhe diurético furosemida por erro de embalagem

AFP
10/06/2013 às 20:48.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:00

PARIS - A Agência Francesa de Medicamentos (ANSM) retirou esta segunda-feira (10) um diurético usado para controlar a hipertensão depois que foram descobertos soníferos em algumas caixas, o que pode ter sido a causa de duas mortes no país.

A ANSM, que denominou a medida como preventiva, determinou a retirada das farmácias da furosemida Teva 40 mg, depois que na sexta-feira um farmacêutico informou que um paciente sofria de sonolência.

A justiça francesa abriu uma investigação após a morte recente de dois idosos, um homem de 91 anos, que sofria de edema pulmonar, após ter ingerido furosemida e de uma mulher de 86 que, segundo familiares, também tomou a medicação.

A agência informou, ainda, em um comunicado sobre um doente grave e acrescentou que outros casos estão sendo investigados.

Esta segunda-feira começou a examinar a fábrica do laboratório Teva, no centro da França, para saber como ao invés de pílulas de furosemida foram embaladas pílulas do sonífero Zopiclone em "dezenas de caixas" contidas em dois lotes, explicou Evelyne Falip, encarregada da ANSM.

O grupo israelense Teva Pharmaceutical Industries é líder mundial de medicamentos genéricos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por