Fundo Nordeste será discutido dia 21 em Moc

Jornal O Norte
14/09/2009 às 11:54.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:10

Janaína Gonçalves


Repórter

O Banco do Nordeste realiza no próximo dia 21 uma reunião de apresentação da proposta de programação regional e estadual do FNE - Fundo constitucional de financiamento do Nordeste  2010. O evento acontecerá em Montes Claros, a  partir das 09h, no auditório do Banco do Nordeste, Superintendência de Minas Gerais e Espírito Santo, localizado na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 840 - 4º andar.

Conforme o superintendente do BNB em Minas e Espírito Santo, que atua na sede de Moc, José Mendes Batista, o evento será feito através de uma videoconferência de Fortaleza. O objetivo é apresentar a proposta da programação estadual e regional dos recursos do FNE para o ano de 2010, bem como do plano estadual.

- É de extrema importância essa reunião, uma vez que iremos ouvir as entidades de classe, comunidade, segmentos privados e públicos para levantar sugestão como e onde serão aplicados o FNE na região do Nordeste e principalmente no Norte de Minas, explica.

A reunião é parte da elaboração da Programação Anual do FNE, em parceria  com as diretrizes e orientações gerais do Ministério da Integração Nacional e do CONDEL/SUDENE- Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, e prioridades dos governos estaduais, incorporando contribuições dos órgãos governamentais, representantes do setor produtivo, movimentos sociais e parceiros locais, bem como as diretivas legais dos Fundos Constitucionais (Leis 7.827/89, 10.177/01 e Lei Complementar 125/07).

Ele ressalta que, no ano passado houve um investimento de  460 milhões para os dois estados, sendo que  340  foram destinados para Minas Gerais.

- É esperado para 2010, que o orçamento chegue a 7,5 bilhões para todos os estados do nordeste. Minas Gerais é esperado alcançar um margem de 8% dos investimento, uma vez que o patamar para aprovação de crédito varia entre 4 a 30%, dependendo das necessidades de cada região, acrescenta.

Desta forma, o superintendente acredita que a presença para a discussão e fechamento da programação e proposta orçamentária de aplicação estadual e regional dos recursos do FNE,  será submetida, após aprovação da Diretoria do Banco, ao exame do Ministério da Integração Nacional e do Conselho Deliberativo da SUDENE, a quem caberá os reajustes caso necessário, e a aprovação final.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por