HORA DO PESADELO

Reedição de Until Dawn para PS5 resgata o terror psicológico de 2015

Jogamos novamente Until Dawn, em sua nova edição para PS5, que amplifica a experiência cinematográfica do game

Marcelo Jabulas
Publicado em 09/11/2024 às 08:47.Atualizado em 11/12/2024 às 19:03.

Games de terror sempre são um grande barato. Dão calafrios, dor de barriga e deixam a boca seca. É assim também no cinema. Mas nos filmes somos espectadores passivos, nos games as coisas mudam.

Until Dawn chegou em 2015, pelas mãos da Supermassive Games, com distribuição da própria Sony. Agora, o título retorna com aprimoramentos gráficos e explora os comandos reativos do joystick DualSense.

O game narra a história de vários personagens, mas a trama central gira em torno de um misterioso desaparecimento de duas irmãs em uma casa de inverno no alto de uma montanha.

Sim, a história lembra os conhecidos filmes de terror em que jovens com hormônios escorrendo pelos poros vão para o fim do mundo e se colocam em situação de vulnerabilidade. Filmes como A Morte do Demônio e Sexta-Feira 13 já beberam nessa sangrenta fonte de imaginação.

O jogador tem plena noção do que aconteceu naquela noite gelada, vê claramente o que acontece com as meninas, mas não sabe nada sobre o paradeiro de seus corpos e também do sujeito incendiário que causa pavor a elas antes do acidente.

Um ano depois, os amigos voltam para o chalé, a convite do irmão delas, para sua tradicional festa. O tal irmão é interpretado por Rami Malek (o Freddie Mercury de Bohemian Rhapsody). Outros atores fazem parte da produção como Peter Stormare (o Diabo em Constantine).

O game é praticamente um filme. Com cenas distintas e ações e decisões que alteram o enredo. Algumas dicotomias são drásticas e deixam sempre a dúvida: e se tivesse escolhido a outra opção?

No entanto, cada escolha envolvendo diferentes personagens reforçam traços de sua personalidade. E por falar em personalidade, boa parte da trama é narrada (ou impulsionada) pelos questionamentos do terapeuta interpretado por Stormare.

A jogabilidade mescla Ação em Terceira Pessoa, com investigação. Vale a pena se ater em cada detalhe e cada elemento interativo. Eles ajudam a contar a história.

Mas o mais legal é que neste game, nenhum personagem é santo aos olhos do jogador. Esse é o "molho" que faz Until Dawn um grande barato mesmo quase 10 anos depois de seu lançamento. Disponível na na PlayStation Network (PSN) por R$ 300.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por