GASTRONOMIA

Começa a 16ª edição do Igarapé Bem Temperado

Festival de Culinária e Cultura atrai milhares de pessoas de Minas e de outros estados desde 2005

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
16/05/2024 às 20:35.
Atualizado em 16/05/2024 às 20:43

(Reprodução Instagram)

(Reprodução Instagram)

Até domingo, a Praça Miguel Henriques da Silva, em Igarapé, na Grande BH, abriga o festival que valoriza as “mestras”, personagens da culinária mineira. Começou nesta quinta-feira (17) o Igarapé Bem Temperado, com a promessa de distribuir “sabor e histórias” ao público presente, em variados pratos típicos.

O Igarapé Bem Temperado é um festival de Culinária e Cultura atrai milhares de pessoas de Minas e de outros estados para a cidade durante quatro dias de festa, desde 2005. Todos os anos, mais de 25 mil pessoas comparecem ao evento. 

As faculdades Promove são parceiras do evento, que na fase preparatória recebeu o coordenador do curso de gastronomia da instituição e a professora Cidinha Lamounier para um tour pelas casas das mestras. 

Além da apresentação das técnicas de preparo da cozinha de quintal, o encontro - com a presença também do gerente comercial do Hoje em Dia e das Faculdades Promove e Kennedy, Gustavo Cunha - teve como objetivo agregar conhecimentos tanto para o evento quanto para a instituição de ensino. 

“Para nós é muito importante conhecer a cultura e todas as histórias das mestras de cozinha. Vamos vivenciar toda uma vida de alimentação inserida na cultura gastronômica de Igarapé”, destacou Jackson Cabral, por ocasião do tour. 

Diretor Acadêmico das Faculdades Kennedy e Promove, Natanael Aleva também valorizou a troca de conhecimento construída com o festival. “Esse tipo de ação é importante porque aproxima a comunidade da escola e vice-versa. Há uma troca de saberes, tanto no desenvolvimento do projeto, quanto no planejamento e na avaliação. Nessa troca sempre há construção de conhecimento, que vai servir para o festival de Igarapé e também para a faculdade”, destacou

Além de muita gastronomia, com os 16 pratos preparados pelas mestras locais e chefes convidados, a programação inclui exposições, shows, artesanato. "Precisamos valorizar essa cultura tão singular que a gente tem e também colocar essas pessoas tão importantes sob os holofotes", afirma o idealizador e curador do festival, Carlos  Stan.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por