Belo Horizonte conta atualmente com 48 mil empresas com atividades tipicamente ou parcialmente voltadas para o setor do turismo, o que corresponde a 91% do total de estabelecimentos da cidade. Entre esses locais, 44,55% têm menos de três anos de funcionamento, destacando a dinâmica e a constante renovação do setor.
A região Centro-Sul concentra a maior parte das empresas do setor turístico, com 18,36% dos estabelecimentos. Os dados estão no Observatório do Turismo de BH, da Belotur. Com base no Cadastro Municipal de Contribuintes da Prefeitura, foram coletadas as informações sobre os principais estabelecimentos turísticos da cidade.
Reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia, Belo Horizonte destaca-se pelo setor gastronômico, que se tornou o principal segmento do turismo da capital. Bares, restaurantes e lanchonetes compõem 37,26% do total de estabelecimentos turísticos identificados na cidade. Segundo a PBH, o dado reflete "a rica diversidade e a qualidade da culinária local".
Gastronomia impulsiona novas vagas de trabalho no setor
O Observatório do Turismo de Belo Horizonte também realizou a atualização dos dados do mercado de trabalho com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Governo Federal. Em fevereiro de 2025, o setor registrou saldo positivo de 452 novos postos de trabalho, com destaque para o segmento da gastronomia, que continua impulsionando o desempenho do setor na cidade.
As mulheres representam 55,5% dos cargos ocupados no setor, mantendo-se como maioria. Os jovens com até 34 anos preenchem aproximadamente duas a cada três vagas, evidenciando a relevância do turismo como porta de entrada para o mercado de trabalho. Além disso, negros e pardos representam 73% da força de trabalho no setor turístico da cidade.
Leia mais: