A violência no futebol é assunto recorrente. Mas você já parou para pensar nesse esporte como instrumento de paz e não de violência? A advogada, mestre em Direito Internacional e auditora do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), Renata Franz Silva, acaba de lançar um livro que aborda o assunto e convida à reflexão sobre a potencialidade do esporte para as relações sociais e integração, para a formação de valores educacionais, para a movimentação financeira da economia e desenvolvimento profissional na área da saúde e da educação.
O livro “Spoiler da Agenda 2030 da ONU sob a ótica do futebol” permite compreender o esporte como instrumento de integração e paz entre as pessoas e nações, vinculando o futebol com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
A Agenda da ONU foi assinada em 2015 e contem metas globais até 2030 visando erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem da paz e da prosperidade por meio de recomendações dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em áreas como mudança climática, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outros.
Renata Franz afirma que o esporte pode ser visto como um espetáculo lucrativo, capaz de atrair as massas e desenvolver a economia já que movimenta cerca de 300 bilhões de dólares no mundo, dos quais 33 bilhões de dólares decorrem do Brasil. A autora ainda lembra os princípios do esporte, como respeito, tolerância e fair play.
O livro “Spoiler da Agenda 2030 da ONU sob a ótica do Futebol pode ser adquirido nos sites da Amazon, Buobooks e na Editora Literíssima em Belo Horizonte.