88 brasileiros deportados

Algemas em deportados é 'conduta padrão' dos EUA; Pacheco cobra 'respeito à brasileiros'

Em 2021, o Ministério das Relações Exteriores chegou a solicitar a mudança de protocolo, mas não obteve êxito

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 27/01/2025 às 14:46.Atualizado em 27/01/2025 às 15:02.

O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou respeito à dignidade dos 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos com algemas no fim de semana, por determinação do presidente daquela nação, Donald Trump. 

Em nota divulgada no domingo (26), Pacheco disse que acompanhou o cenário com preocupação e ressaltou que situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos não podem ser ignoradas.

“A decisão por um novo procedimento na política de imigração, que é um direito assegurado a todos os países, não pode vendar nossos olhos diante de situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos”, disse Pacheco 

Vale ressaltar que a decisão de deportar os 88 brasileiros algemados ocorreu na gestão de Joe Biden, porém só foi executada nos primeiros dias do mandato de Donald Trump, e é um padrão do governo americano. Em 2021, o Ministério das Relações Exteriores chegou a solicitar a mudança de protocolo, mas não obteve êxito.  

A aeronave norte-americana que trazia os deportados pousou em Manaus na noite da sexta-feira (24), quando a Polícia Federal (PF) tomou conhecimento de que os passageiros estavam sendo algemados.

Em razão da soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os brasileiros até o destino final, Belo Horizonte, onde chegaram na noite de sábado.

“O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático”, disse Pacheco em nota à imprensa”, concluiu o presidente do Senado. 

Leia a nota na íntegra de Rodrigo Pacheco:

“Acompanho com preocupação o tratamento dispensado pelas autoridades norte-americanas a brasileiros deportados. A decisão por um novo procedimento na política de imigração, que é um direito assegurado a todos os países, não pode vendar nossos olhos diante de situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos. O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático.” 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por