Associação Mineira de Reabilitação

AMR celebra 60 anos como referência no atendimento gratuito a crianças e adolescentes

Só nos últimos cinco anos, foram mais de 260 mil atendimentos, beneficiando mais de 20 mil pacientes

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/08/2024 às 15:22.

Referência no atendimento neuromotor de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) completa 60 anos e comemora a data neste sábado (31). Fundada em 1964, a instituição sem fins lucrativos atende simultaneamente quase 500 crianças e adolescentes de Belo Horizonte e de 29 cidades da região metropolitana. 

Só nos últimos cinco anos, o investimento em reabilitação foi de R$ 50 milhões. Foram mais de 260 mil atendimentos, beneficiando mais de 20 mil pacientes, com a realização de 690 procedimentos cirúrgicos. Em relação à entrega de órteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros para adaptações, o total de equipamentos disponibilizados chega a 15 mil. 

Todo o trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas especialidades, incluindo neurologia, fisioterapia, ortopedia, serviço social, psicologia, psiquiatria, fonoaudiologia, nutrição, pediatria, odontologia, terapia ocupacional, cardiologia, dermatologia, musicoterapia, esporte terapia, inclusão escolar e social e cirurgias ortopédicas. 

Trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas especialidades (Divulgação)

Trabalho é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diversas especialidades (Divulgação)

Para se manter atuante no mercado, a instituição conta com doações, parcerias com aprovações de projetos incentivados e destinação de emendas parlamentares, eventos de arrecadação e contribuintes do Imposto de Renda. Também nos últimos cinco anos, a AMR arrecadou, por meio do corpo de voluntários, mais de R$ 9 milhões. Nesse período, mais de 440 mil fraldas e 11 mil cestas básicas foram doadas aos beneficiários e familiares.

Para a instituição, os números precisam ser comemorados. “É a oportunidade de celebrar as conquistas alcançadas e reforçar a importância do trabalho colaborativo de toda a família AMR para os nossos pacientes”, afirma o presidente da AMR, Sérgio Roberto Belisário.  

Perfil socioeconômico dos pacientes

Para se inscrever na fila de espera da AMR é necessário ter os seguintes pré-requisitos:  idade entre zero a cinco anos e 11 meses; residir em Belo Horizonte ou Região Metropolitana; famílias em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

O perfil do público atendido pela instituição é formado por: 

  • 91% das famílias, crianças e adolescentes estão inscritas no CadÚnico;
  • 82% desses grupos vivem com até dois salários mínimos;
  • 72% dos pacientes têm idade entre 7 e 17 anos (já que recebem acompanhamento até a vida adulta) ;
  • 54% são meninos; 46% são meninas;
  • 75% usam cadeira de rodas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por