Ano letivo na UFMG vai terminar só em fevereiro de 2025
Calendário acadêmico pós-greve dos professores encerra o atual semestre letivo em 31 de agosto, e o segundo período, só em 8 de fevereiro do ano que vem
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou o novo calendário letivo, após o fim da greve dos professores e a retomada das atividades, na próxima segunda-feira (10). O primeiro período letivo de 2024 será encerrado em 31 de agosto. O segundo terá início em 23 de setembro, terminando em 8 de fevereiro do ano que vem.
Os ajustes foram definidos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) nesta sexta-feira (7), com o objetivo de repor a carga horária não cumprida em razão da greve. O movimento durou 51 dias e foi encerrado na última quarta-feira (5).
O cronograma fixa três semanas de recesso entre o fim do período letivo atual, interrompido pela paralisação, e o próximo. Já o primeiro semestre letivo de 2025 começará em 10 de março e se estenderá até 12 de julho. O segundo será de 11 de agosto a 13 de dezembro de 2025.
“Com esses ajustes, conseguiremos regularizar o nosso calendário ainda dentro do ano civil de 2025”, diz a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.
Os ajustes aprovados pelo Cepe também preveem que não haja atividades avaliativas de 10 a 22 de junho, no caso das atividades acadêmicas curriculares retomadas em 10 de junho.
Flexibilização de frequência
O Cepe reiterou ainda que as aulas presenciais não poderão ser substituídas por atividades didáticas remotas que não estejam previstas no projeto pedagógico do curso e recomenda, em caráter excepcional, a flexibilização do registro de frequência no período de 15 de abril a 22 de junho, não sendo necessária a aferição.