Uma falha tecnológica global afetou operações em vários setores, com companhias aéreas cancelando voos, sistemas bancários e emissoras de televisão fora do ar nesta sexta-feira (19).
De acordo com o DownDetector, plataforma de monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real, aplicativos como Bradesco e Nubank estão instáveis no Brasil.
Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), as principais companhias aéreas internacionais, como o Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã devido a “problemas de comunicação".
Situações semelhantes afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amsterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha. Na Suíça, o aeroporto de Zurique também suspendeu os voos até nova ordem.
Além das companhias aéreas, o apagão afetou canais de televisão como o Sky News, da Inglaterra, e o ABC, da Austrália. A empresa australiana de telecomunicações Telstra indicou que os cortes foram provocados por "problemas globais" que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike.
Conforme agências internacionais, a CrowdStrike enviou um alerta aos clientes informando que o software Falcon Sensor da empresa está fazendo com que o Microsoft Windows trave e exiba uma tela azul, conhecida informalmente como “Tela Azul da Morte”.
O escritório da Coordenadora Nacional de Segurança Cibernética da Austrália, Michelle McGuiness informou, pelo X, que não havia informações que sugerissem que a falha seja um incidente de segurança cibernética.
Em nota enviada ao Hoje em Dia, o Nubank informou que os serviços seguem operando normalmente. O único impacto identificado, até o momento, está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações.