Nova Kakhovka

Barragem ucraniana é atacada e moradores são evacuados por risco de inundação no sul do país

Da Redação
06/06/2023 às 10:37.
Atualizado em 06/06/2023 às 11:11
 (Reprodução / AFP)

(Reprodução / AFP)

Uma explosão atingiu a barragem de Nova Kakhovka, localizada em uma parte controlada pela Rússia no sul da Ucrânia, na madrugada desta terça-feira (06). Pelas redes sociais o chefe da administração militar da região de Kherson, na Ucrânia, declarou que a água atingirá um nível crítico dentro de algumas horas e que os moradores ao longo da margem leste do rio Dnipro devem deixar as áreas perigosas “imediatamente”. Os níveis de água estão baixando rapidamente e o reservatório deve ser drenado nos próximos quatro dias.

De acordo com a emissora americana CNN, do outro lado, uma autoridade instalada pela Rússia em Nova Kakhovka culpou o rompimento da barragem da cidade a ataques ucranianos, segundo a agência de notícias estatal russa TASS. 

O prefeito de Nova Kakhovka, Vladimir Leontiev, reconheceu nesta terça que ataques noturnos destruíram partes da barragem. Leontiev disse que o ataque à barragem foi “um ataque terrorista sério”, por parte dos ucranianos.

A polícia e equipes de emergência estão em alerta para evacuar civis de possíveis zonas de inundação enquanto a água jorra da barragem, segundo o Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia em um comunicado nesta terça-feira.

Impacto na usina nuclear

Ukrhydroenergo também disse em um comunicado que “o declínio descontrolado no nível do reservatório é uma ameaça adicional à Zaporizhzhia temporariamente ocupada [usina nuclear]”.

A usina nuclear, a maior da Europa, é mantida por forças russas, mas operada principalmente por uma força de trabalho ucraniana.

O comunicado disse que a usina usa água do reservatório para condensadores de turbina e sistemas de segurança, com a lagoa de resfriamento “agora cheia”.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, realizará uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa após a destruição da barragem de Nova Kakhovka, nesta terça.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por