As escolas escolas municipais de Belo Horizonte iniciaram nesta sexta-feira (10) a aplicação de vacinas em crianças de 6 meses a 5 anos. A ação visa ampliar a vacinação para esse público alvo que, até o momento, apenas 27% receberam o imunizante.
Vale ressaltar que é necessário que os pais autorizem previamente a aplicação nos filhos. A vacinação previne que doenças respiratórias graves se desenvolvam. De acordo com o secretário municipal de saúde, Danilo Borges, os imunizantes foram testados, são seguros e não tem contraindicação.
“A gente tem uma preocupação especial com o público infantil porque eles são mais suscetíveis a mais internações hospitalares. Então é muito importante que a gente aumente a cobertura vacinal dessas crianças para que a gente evite formas graves e até óbitos por doenças respiratórias”, disse Danilo Borges.
A ação acontece nas escolas das regionais Venda Nova, Norte e Nordeste. O cronograma será expandido para todas as nove regionais da cidade até que cubra todas as escolas municipais.
Para Bruno Barral, secretário de Educação de Belo Horizonte, a vacinação nas escolas também é uma forma de conscientização para os pais e profissionais. “Eu convoco todos os pais e a comunidade que venham as escolas e se conscientizem da importância da vacinação. É importante que a escola cumpra seu papel para a sociedade. É uma forma de entregar à comunidade a oportunidade e o acesso”, disse Bruno.
Segunda dose
Segundo Danilo Borges, a secretaria estadual já está perto de receber a segunda dose para as crianças que receberam a primeira a três meses atrás, tão logo que receba, o público alvo será previamente informado. A aplicação seguirá a mesma ordem cronológica realizada na primeira etapa.
Leia mais