PREMIAÇÃO

BH sediará Campeonato Brasileiro de Barista em novembro

Competição mais antiga no país ocorrerá na Semana Internacional do Café; inscrições abrem na próxima quinta-feira (19)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
17/09/2024 às 18:25.
Atualizado em 17/09/2024 às 18:35

A edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Barista será realizada na capital mineira. Parte do projeto “Brazil The Coffee Nation”, a competição será realizada de  20 a 22 de novembro, no Expominas. Na disputa mais antiga do barismo no país, cada competidor tem 15 minutos para preparar quatro espressos, quatro bebidas com leite vaporizado e a mesma quantidade de drinques de assinatura, ou seja, criações próprias. Inscrições começam na próxima quinta-feira (19). Campeão vai representar o Brasil em em campeonato mundial em Milão, na Itália, em outubro do ano que vem. 

Os juízes vão avaliar critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso. Evento é uma promoção da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Competidores e juízes interessados em participar do campeonato devem se inscrever exclusivamente pelo site da BSCA (www.bsca.com.br), a partir das 10 horas do dia 19 de setembro. 

 A disputa no Brasil é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo.

O que é o 'Brazil.The Coffee Nation'?

O Campeonato Brasileiro de Barista é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", realizado pela BSCA em parceria com a ApexBrasil, com foco na promoção comercial do café especial brasileiro no mercado internacional. A iniciativa tem como objetivo apresentar o Brasil como uma nação dotada dos recursos naturais essenciais para o cultivo dos melhores cafés e que investe ativamente para atingir os mais altos requisitos de qualidade, de forma sustentável e em observância a rígidas normas de direito social e ambiental.

Com vigência até agosto de 2025, uma das prioridades do projeto será investir em ações de qualificação e diversificação, com foco no apoio aos produtores de café canéfora (robusta e conilon) do país, nas certificações de qualidade e de sustentabilidade e nos cafés produzidos por mulheres, fomentando a equidade de gênero na cafeicultura brasileira e a capacitação de provadoras profissionais de café. O projeto atual tem como mercados-alvo África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais. Além de  Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.

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