GOVERNO FEDERAL

Brasil pedirá explicações aos EUA "sobre o tratamento degradante" dado aos brasileiros deportados

Ministra Macaé Evaristo acompanhou o desembarque das famílias em Belo Horizonte

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/01/2025 às 12:18.
Voo da FAB com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais (Gov AM/Divulgação)
Voo da FAB com brasileiros deportados dos EUA chega a Minas Gerais (Gov AM/Divulgação)

O Brasil cobrará explicações dos Estados Unidos sobre “o tratamento degradante” dado aos brasileiros deportados que relataram agressões e humilhações no voo de volta para o país que pousou no o aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus na noite desse sábado (25).

O chanceler  Mauro Vieira, esteve em Manaus, para uma reunião com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional, discutindo sobre os incidentes durante o traslado dos deportados.

O voo partiria dos EUA na última sexta-feira (24), com destino a Belo Horizonte, porém, a aeronave precisou pousar na em Manaus  para manutenção, cancelando assim o restante do voo. Algemados, os brasileiros desceram da aeronave e por determinação do governo brasileiro, foram soltos por agentes da Polícia Federal. 

Em seguida, o presidente Lula (PT),  determinou que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizado até o Amazonas para que os passageiros pudessem completar o voo 'com dignidade e segurança'.

Avião com deportados chega à Belo Horizonte

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou na noite deste sábado (25) a Minas Gerais. A pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, acompanhou o desembarque das famílias no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

“O nosso posicionamento é que os países podem ter suas políticas migratórias mas nunca violar os direitos humanos de ninguém”, disse Macaé, ao recepcionar os brasileiros em Confins. “A gente não pode suportar a violação dos direitos humanos e o que aconteceu nesse voo foi a violação dos direitos dos brasileiros”, acrescentou em vídeo divulgado pelo ministério nas redes sociais.

No mesmo vídeo, o brasileiro deportado Erionaldo Santana contou que foram presos e algemados, nos Estados Unidos, na quarta-feira (22). “Chegamos no Brasil, continuamos com algemas, falamos que estávamos em território brasileiro, que eles [autoridades norte-americanas] tirassem as algemas, mas eles não queriam tirar”, relatou.

View post on X

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos tiveram início poucos dias após o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Na noite da última quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas e centenas foram deportadas em operação anunciada pela Casa Branca.

“A administração Trump deteve 538 imigrantes ilegais criminosos”, anunciou a porta-voz Karoline Leavitt, acrescentando que centenas foram deportados em aviões do Exército norte-americano. “A maior operação de deportação em massa da história está em curso”, disse.

Ao longo da campanha presidencial, Trump prometeu conter a imigração ilegal no país, cenário classificado por ele como “emergência nacional”. Logo em seu primeiro dia na presidência dos EUA, o republicano assinou ordens executivas destinadas a impedir a entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

*com informações da Agência Brasil

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por