Parceria entre Fundação Dom Cabral (FDC) e Sesc Minas, com recursos do BNDES e da organização social Movimento Bem Maior - do qual participam empresas como Localiza, C6 Bank e Cyrela - oferece capacitação gratuita em empreendedorismo em Belo Horizonte. Prazo termina em 3 de outubro. A jornada de conhecimento abrange oito encontros e também conteúdo online. Ao todo, 160 vagas foram disponibilizadas, sendo 60 para a modalidade presencial.
Os encontros ocorrerão no Espaço Empreendedor Pra Frente, no Sesc Venda Nova. Ao final da jornada de aprendizagem, os participantes são convidados a elaborar um plano de ação para desenvolver o próprio negócio e há ainda um convite para o exercício do empreendedorismo na prática em uma feira promovida e articulada pelo educador social, parceiros locais e alunos.
Podem se inscrever pessoas que possuem ou não CNPJ regularizado e, preferencialmente, que estejam em fase inicial de estruturação de negócio. Inscreva-se em https://forms.gle/j4snMi93MMmmrHGf6.
Qual objetivo dessa capacitação?
A proposta é impulsionar o empreendedorismo popular, principalmente em áreas periféricas, visando o desenvolvimento comunitário. Os conteúdos seguem a metodologia da FDC e o trabalho tem infraestrutura de parceiros com forte atuação local. O espaço físico conta sempre com um educador social presente indicado pelo parceiro local e capacitado pela FDC para aplicação da metodologia.
Lançado em 2020 pela Fundação Dom Cabral, o Movimento Pra Frente busca gerar desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo, de forma gratuita e acessível.
A primeira unidade do Espaço Empreendedor foi lançada em setembro de 2023, na região do Barreiro, com investimento exclusivo da FDC. Já o segundo espaço, em parceria com o Sesc Venda Nova, teve o incentivo do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, além do Movimento Bem Maior. No ano passado, mais duas unidades foram inauguradas e estão em atividade desde o primeiro semestre de 2024 fora do Estado: Curitiba (PR) e São Luís (MA). A previsão da Fundação Dom Cabral é que, ao todo, sejam 12 hubs presenciais do Espaço Empreendedor até 2026, por todo o país.
Leia mais: