Com mais de 20 anos de atuação na área do Direito Eleitoral, Adriano Cardoso foi o primeiro a registrar a candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG), nessa quarta-feira (16). Ele ocupou o cargo de secretário-geral da entidade de classe de 2019 a 2021.
Para o advogado, é necessária uma ruptura com grupos que há anos "se digladiam pelo poder". A chapa de Adriano leva o nome de "OAB em suas mãos". É composta por mais de 180 nomes da advocacia mineira, de diversos segmentos e todas as regiões do Estado.
Segundo o concorrente, a chapa foi construída com a participação de advogados que não querem apenas pagar mensalidades, "mas sim, ter voz e vez em uma diretoria inclusiva, plural e democrática, que luta pelos direitos de todos".
Em recente entrevista ao Hoje em Dia, o advogado evitou usar o termo "terceira via" para se referir à futura chapa. Mas fez questão de destacar que a candidatura é "neutra". "É preciso zelar pelo devido exercício da profissão, para que a Ordem garanta os anseios da sociedade".
Eleição da OAB-MG
Todos os advogados mineiros da OAB com as anuidades em dia podem participar da eleição, marcada para 17 de novembro. Cerca de 140 mil inscritos poderão escolher a nova diretoria para o triênio 2025-27. A campanha dos candidatos já está liberada.
Leia mais: