crimes foram em 1994

Colombiano condenado por estupro e homicídio que estava foragido em BH é preso pela PF

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
01/05/2023 às 13:06.
Atualizado em 01/05/2023 às 13:17

Fotos de Jaime Cormane na época do crime, em 1994 e atualmente (Reprodução / Redes Sociais)

Uma operação das polícias Federal (PF) e Militar (PM) prendeu nesta segunda-feira (1º),  em Alagoas, um colombiano condenado a 27 anos de cadeia por estupro e homicídio. Ele foi condenado em 1996 pela Justiça da Colômbia, mas fugiu do país e foi encontrado somente em 2020, em Belo Horizonte, onde foi preso.

A defesa de Jaime Saade Cormane conseguiu libertar o criminoso e ele vivia em liberdade na capital mineira. No entanto, em março deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar um recurso para desarquivar o pedido de extradição.
Em 18 de abril deste ano, o STF autorizou a extradição do colombiano.

O estrangeiro vivia no Brasil com o nome falso de Henrique dos Santos Abdala. O pai da vítima, Martín Eduardo Mestre, de 81 anos, foi quem descobriu o paradeiro dele.

A condenação de Cormane pela Justiça da Colômbia foi determinada em 1996, mas ele já havia fugido do país e estava foragido em terras brasileiras.

Jaime foi condenado sob a acusação de estuprar e assassinar Nancy Mestre, de 18 anos. O crime ocorreu em 1993 durante a noite de Réveillon. 

Jaime e Nancy eram namorados e saíram para comemorar o ano-novo. Segundo as investigações, o acusado agrediu a jovem e a estuprou. Dias depois, ela não resistiu aos ferimentos e morreu em uma clínica.

O preso foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, de onde sairá para ser transportado para Minas, em avião próprio da PM.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por