Guerra na Ucrânia

Com sanção financeira, russos não poderão usar Google Pay e Apple Pay

João Paulo Martins
joao.oliveira@hojeemdia.com.br
28/02/2022 às 18:20.
Atualizado em 28/02/2022 às 18:27

Os russos não podem mais usar cartões bancários associados aos métodos de pagamento digital Google Pay e o Apple Pay. Isso se deve às restrições financeiras impostas à Rússia em decorrência da invasão à Ucrânia.

Na última sexta-feira (25), um comunicado publicado no site do Banco Central russo dizia que os cartões de todos os sistemas de pagamento estavam funcionando normalmente.

“Todos os cartões bancários de pagamento emitidos por todas as instituições funcionam e continuarão a funcionar em toda a Rússia para pagar bens e serviços, transferências e transações através de caixas eletrônicos sem restrições”, afirmou o comunicado.

O Banco Central garantiu que os cartões emitidos por bancos que sofreram as sanções dos países ocidentais “também funcionavam e funcionarão em toda a Rússia, sem restrições”.

No entanto, segundo a versão britânica do jornal Metro, clientes de vários bancos, especialmente do Grupo VTB, Sovcombank, Novikombank, Promsvyazbank e Otkritie, não poderão usar cartões dessas instituições no estrangeiro, em compras online e em serviços registados em países que apoiam as sanções.

No comunicado do Banco Central russoé mencionado de forma breve que “os cartões desses bancos não poderão ser usados nos serviços Apple Pay e Google Pay”.

Em 2020, 29% dos russos relataram usar o Google Pay, enquanto 20% usaram o Apple Pay, revela o Metro.

Vale lembrar que uma das sanções impostas à Rússia pelo Reino Unido, EUA e União Europeia foi a exclusão de vários bancos russos do Swift, um sistema internacional de pagamentos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por