Com a volta da chuva em Porto Alegre, as aulas nas escolas das redes pública e privada da capital gaúcha foram suspensas nesta sexta-feira (24). A paralisação ocorre durante o retorno gradual às atividades na cidade, iniciado nessa quarta-feira (22).
A medida é para evitar a circulação de pessoas e veículos durante os temporais.
O bairro Menino Deus, que fica na região centro-sul de Porto Alegre, voltou a registrar ruas inundadas nesta quinta menos de uma semana depois de a água do Guaíba ter baixado.
A reportagem da Agência Brasil registrou a saída de moradores e trabalhadores do comércio na altura do cruzamento das ruas Grão-Pará e José de Alencar, cuja água alcançava a altura do joelho.
Mais de 185 mil estudantes estão fora das escolas
Os estudantes estão indo para as escolas desde o dia 7 de maio nas localidades onde havia condições meteorológicas adequadas, infraestrutura preservada, água e energia elétrica.
Das 2.340 unidades escolares estaduais, 79,8% retomaram as atividades, atendendo 556.404 estudantes. Ainda 185.390 alunos não voltaram às aulas, sendo 125.814 sem data prevista para retorno.
Um balanço das autoridades locais aponta que 1.060 colégios em 248 municípios sofreram impacto das enchentes, com danos (568), estão servindo de abrigos (67) ou estão com problemas de transporte e acesso.