Misoginia

Deputado e youtuber Arthur do Val, o Mamãe Falei, pode ser expulso do partido Podemos

08/03/2022 às 19:36.
Atualizado em 08/03/2022 às 19:42
O deputado estadual e youtuber Arthur do Val, o Mamãe Falei, pode ser expulso do Podemos após falas misóginas sobre ucranianas (Instagram / arthurmoledoval / Reprodução)

O deputado estadual e youtuber Arthur do Val, o Mamãe Falei, pode ser expulso do Podemos após falas misóginas sobre ucranianas (Instagram / arthurmoledoval / Reprodução)

O youtuber e deputado estadual Arthur do Val, de São Paulo, conhecido pelo seu canal Mamãe Falei, no YouTube, pode ser expulso do partido Podemos. Em nota divulgada nesta terça-feira (8), a legenda informa que recebeu o pedido de expulsão do deputado e deu abertura ao processo disciplinar interno. 

“Encaminhada à presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, a petição foi remetida ao diretório estadual de São Paulo, estado do novo filiado, que ingressou recentemente na legenda há pouco mais de 30 dias”, diz trecho da nota.

O presidente da executiva estadual paulista, Thiago Milhim, acolheu o pedido de expulsão e nomeou a comissão de ética e disciplina que deverá emitir um parecer após o prazo para apresentação da defesa do deputado, que é de cinco dias.

Misoginia
A possível expulsão vem após Arthur do Val ter causado polêmica ao dizer que as ucranianas “são fáceis porque são pobres”. A fala se deu quando o parlamentar viajou à Eslováquia, na fronteira com a Ucrânia, para ajudar os refugiados e mostrar a situação da guerra com a Rússia.

O áudio que traz essa afirmação foi vazado de um grupo do Movimento Brasil Livre (MBL), do qual o deputado estadual faz parte. “Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila, sei lá, de 200 m, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, comenta Arthur do Val aos colegas.

Logo que as falas misóginas ganharam repercussão nacional, o youtuber “Mamãe Falei” compartilhou no sábado (5) uma nota oficial em seu perfil no Instagram: “Os áudios que vazaram de uma conversa privada com amigos são lamentáveis. Não são corretos com as mulheres brasileiras, ucranianas e com todas as pessoas que depositam confiança em meu trabalho e, por isso, peço desculpas”.

Arthur do Val também solicitou à presidente do Podemos, Renata Abreu, a retirada se sua pré-candidatura ao governo de São Paulo.

“Faço isso por entender que nesse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam na construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, finaliza o deputado em sua nota.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por