Destroços de um avião de pequeno porte que decolou de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas, e tinha como destino Florianópolis, em Santa Catarina, foram encontrados em uma área de mata entre as cidades de Garuva e Itapoá, na madrugada desta terça-feira (4).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave estava próximo a uma ribanceira, na região Norte do estado catarinense. Dois corpos foram encontrados entre os destroços. A Polícia Científica do Estado foi acionada para fazer uma perícia no local e recolher os corpos.
As primeiras informações dão conta que o avião partiu de Governador Valadares com destino a Florianópolis. Entretanto, o piloto teria comunicado problemas com o tempo e mudou o trajeto para um aeródromo em Joinville. Ele ainda teria tentado pousar, mas arremeteu e depois não fez mais contato com a torre de comando.
Após isso, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) equipada com radar e equipes dos bombeiros por terra localizaram os destroços da aeronave ainda na madrugada desta terça.
Em nota, a FAB informou que o avião desaparecido tem matrícula PS-BDW, em nome de uma empresa de Belo Horizonte. Trata-se de um modelo BEECH AIRCRAFT, bimotor, com capacidade para 6 pessoas incluindo piloto. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave não pode realizar táxi aéreo e está com a situação de aeronavegabilidade regular.
Veja abaixo nota da FAB
"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi notificada, nesta segunda-feira (03/06), a respeito do desaparecimento da aeronave de matrícula PS-BDW, em Santa Catarina (SC). Uma aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – Esquadrão Pelicano, e um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3°/8° GAV) – Esquadrão Puma, foram acionados para iniciar as buscas, que são coordenadas pelo SALVAERO Curitiba.
Saiba mais sobre o SC-105 Amazonas
O SC-105 Amazonas possui um radar capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permite o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo em voos a baixa altura.
A aeronave ainda conta com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infravermelho. Isso permite realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Com capacidades avançadas e tecnologia de ponta, o SC-105 Amazonas da FAB tem definido padrões para missões de busca e salvamento, servindo como uma plataforma robusta para operações SAR."