Com a morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21), a Igreja Católica entrou em um período chamado de “Sé Vacante” - expressão em latim que significa “sede vazia”. Durante a fase, o Vaticano inicia os processos do funeral e da escolha de um novo pontífice. A eleição para definir um novo líder deve começar em até 20 dias.
A liderança administrativa interina da Igreja Católica passa ao camerlengo, que é responsável por confirmar a morte do papa, retirar e destruir o Anel do Pescador, selar os aposentos papais e coordenar a transição até a escolha do novo pontífice.
Atualmente, o cargo de camerlengo é ocupado pelo cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell. Ele também organiza o Conclave e administra os bens do Vaticano nesse período.
O Conclave reúne os 138 cardeais com menos de 80 anos para a eleição do novo papa, em sessões secretas realizadas na Capela Sistina. Os religiosos ficam isolados e sem comunicação com o exterior.
Antes da eleição, a Igreja seguirá uma série de ritos, com destaque para as cerimônias fúnebres de Francisco. As cerimônias começam nesta segunda-feira.
14h: missa de sufrágio do papa Francisco na Basílica de São João de Latrão, em Roma
15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão, na Capela de Santa Marta
Leia mais: