Entrevista à ZDF

Embaixador da Copa do Mundo do Catar, Khalid Salman diz que gays têm 'dano mental'

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
08/11/2022 às 14:47.
Atualizado em 08/11/2022 às 15:03
Embaixador da Copa do Catar, ex-jogador Khalid Salman tem fala controversa sobre homossexuais (Reprodução / Redes Sociais)

Embaixador da Copa do Catar, ex-jogador Khalid Salman tem fala controversa sobre homossexuais (Reprodução / Redes Sociais)

O embaixador da Copa do Mundo do Catar e ex-jogador de futebol, Khalid Salman, definiu a homossexualidade como "pecado' e disse que os gays têm "problemas de saúde mental".

A fala controversa de Salman foi dada nessa segunda-feira (7), durante entrevista para um documentário da emissora alemã ZDF, que vem investigando como o Catar trata os direitos humanos, em especial da comunidade LGBTQIA +. A homossexualidade é proibida por lei no país árabe.


“Eles têm que aceitar nossas regras, aqui", afirmou o embaixador da Copa. Durante a entrevista, o jornalista pergunta a Salman por que ser gay é "haram" (pecado). O ex-jogador responde que não é um muçulmano ortodoxo, mas que seria pecado porque é um "dano na mente".

Segundo a emissora britânica SBS News, após a fala discriminatória, um porta-voz da Fifa interrompeu a entrevista. Em nota, de acordo com o canal, o comitê organizador do torneio defendeu que os membros da comunidade LGBTQIA+ não enfrentarão nenhuma discriminação durante o Mundial.

Ainda de acordo com a SBS News, Nas Mohamed, o primeiro morador do Catar a se assumir abertamente gay, que vive exilado nos Estados Unidos, alertou que os homossexuais e simpatizantes podem estar em risco no campeonato, apesar das garantias da Fifa e do governo catariano.

"Não acho que a exibição pública de bandeiras do arco-íris ou comícios seja produtiva", disse Mohamed. Ele explicou que alguns catarianos entendem a visibilidade LGBTQIA + como "um ataque intencional a eles'.

A atividade sexual entre pessoas do mesmo gênero é uma ofensa criminal no Catar e punível com pena de prisão de até sete anos.

Nas Mohamed, o primeiro homem do Catar a se assumir abertamente gay (Reprodução / Redes Sociais)

Nas Mohamed, o primeiro homem do Catar a se assumir abertamente gay (Reprodução / Redes Sociais)

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por