Estudante da UFMG vence desafio de mobilidade com projeto de veículo para transporte de alimentos
Solução propõe suavizar trajetos de agricultores familiares do campo à cidade; nicho é pouco contemplado por grandes montadoras

Um veículo funcional para transportar alimentos do campo para grandes cidades de forma ágil é a proposta de Voronoff Starling, estudante do curso de design da Escola de Arquitetura da UFMG. Com essa ideia para um nicho ainda pouco contemplado por grandes montadoras, ele venceu o Desafio Automotive Business Diversidade. Concurso inédito de inovação estimula jovens a desenvolver soluções que agreguem valor aos setores automotivo e da mobilidade. A iniciativa é apoiada pela Mercedes-Benz.
O esboço pensado pelo estudante é capaz de percorrer trechos off-road, característico de áreas rurais e pode facilitar o deslocamento de alimentos produzidos por pequenos produtores rurais para os pontos de distribuição e venda em centros urbanos. "As grandes montadoras não atendem problemas de mobilidade de alguns nichos, como a indústria da alimentação", afirma o estudante.
O projeto integra o trabalho de conclusão de curso (TCC) do jovem, apresentado em dezembro passado e aprovado com nota máxima pela banca examinadora.
Para desenvolver o projeto, Starling conta ter se baseado na Arrival, montadora especializada em mobilidade ligada ao trabalho e também da realidade vivida na infância em uma cidade do interior mineiro. "Muitos acham que o processo de plantio começa na zona rural – talvez sim, em alguns casos –, mas hoje, com o avanço da tecnologia de plantio, o agricultor precisa ir até a cidade adquirir os insumos para plantar, tais como sementes, adubos e ferramentas", pondera o estudante.
"Quando vem da cidade, (o produtor) já pode levar os insumos necessários para cada agricultor iniciar ou fazer a manutenção do seu plantio", acrescenta o estudante, que trabalha na área de design da Stellantis, grupo automotivo formado pela união de Fiat Chrysler e a francesa PSA Group.
De onde veio a inspiração?
O premiado estudante da UFMG conta que até os 16 anos morou com os pais e o irmão em uma pequena cidade no interior de Minas. Costumava acompanhar o trabalho dos pais, “principalmente da mãe”, que vendia as iguarias que cozinhava nas feiras da cidade. “Só que ela sempre dependeu do meu pai para realizar esse transporte, o que muitas vezes era um desafio", relembra Starling. "No Brasil chove muito, e as estradas necessitam de bastante manutenção para o transporte fluir durante todo ano. Isso é um problema que, na minha visão, atrapalha também o acesso à educação", pondera.
Depois de alguns levantamentos, Starling percebeu que outros agricultores familiares passavam pela mesma situação ou pior. E decidiu explorar uma nova mobilidade com foco no transporte de mercadorias, visto que os automóveis do mercado precisam ser adaptados para se deslocar no território agrícola, transportar os produtos a frio e a quente e facilitar a chegada aos pontos de venda. O carro que desenvolveu visa suavizar o trajeto, mas só terá um bom efeito quando for inserido em uma jornada sistêmica. "Precisamos entender quem vai financiar, quem vai produzir e quem vai utilizar no início e no fim do processo", observa o estudante.
Como a renda média mensal dos agricultores familiares é relativamente baixa (R$ 1.415 por domicílio rural, segundo dados do IBGE de 2017), o estudante defende que a mobilidade deve ser financiada parcialmente pelo governo, com uma pequena fração cabendo ao agricultor em modelo de rentabilidade.
(*) com informações de Beatriz Tito Borges, da assessoria da UFMG
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