Internado desde maio

Ex-ministro Francisco Dornelles morre no Rio, aos 88 anos; primo Aécio Neves lamenta

Nascido em Belo Horizonte, veio de uma família de políticos

Agência Brasil
23/08/2023 às 18:39.
Atualizado em 23/08/2023 às 18:41
Dornelles dedicou a vida à política (Fernando Frazão / Agência Brasil)

Dornelles dedicou a vida à política (Fernando Frazão / Agência Brasil)

Morreu nesta quarta-feira (23), aos 88 anos, Francisco Oswaldo Neves Dornelles. O político estava internado desde maio em um hospital particular no Rio.

Dornelles dedicou a vida à política. Foi ministro, senador, deputado federal e governador do Rio de Janeiro.

Nascido em Belo Horizonte, veio de uma família de políticos. Por parte de pai, era primo de segundo grau do ex-presidente Getulio Vargas. Por parte de mãe, era sobrinho dos ex presidentes Tancredo Neves e Humberto Castelo Branco. É primo em segundo grau do ex-senador e ex- governador de Minas Aécio Neves, que lamentou a morte.

“O Brasil perdeu hoje um dos mais preparados homens públicos da sua geração. Francisco Dornelles tinha a rara capacidade de conciliar profundo conhecimento da economia brasileira e internacional com a leitura do cenário político do país. Teve sua formação política consolidada ao lado do ex-presidente Tancredo Neves de quem era o homem de confiança para todas as questões econômicas. Tive a oportunidade de conviver com ele durante toda a minha trajetória e seus conselhos, lições e otimismo me acompanharam em cada momento da minha vida. Ocupou alguns dos mais relevantes postos públicos do Brasil, sempre com dedicação e honradez. A boa política do nosso país perde hoje um de seus maiores e mais queridos expoentes”, declarou Aécio Neves, em nota enviada à imprensa.

Dornelles era formado em Direito e Finanças Públicas pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por