Evento raro

Flash de luz mais brilhante já visto pode ter sido gerado por buraco negro

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/10/2022 às 15:55.
Atualizado em 15/10/2022 às 16:05
Como seria um jato de raios gama (Ilustração - Nasa / Divulgação CP)

Como seria um jato de raios gama (Ilustração - Nasa / Divulgação CP)

O nascimento de um buraco negro pode ter originado o flash de luz mais brilhante já visto por astrônomos. O evento ocorreu a uma distância de 2,4 bilhões de anos-luz da Terra. 

A explosão, chamada GRB221009A, foi observada, na manhã de domingo (9), horário da Costa Leste americana, por vários telescópios, como os da Nasa.

Segundo agências internacionais, essa explosão de raios gama  - sendo a forma mais intensa de radiação eletromagnética - foi detectada pela primeira vez em 9 de outubro por telescópios, e cientistas ainda estudam seu brilho ao redor do planeta. 

Acredita-se que as explosões de raios gama, que duram centenas de segundos, são causadas pela "morte" de estrelas 30 vezes maiores que o Sol. Agências internacionais explicam que a estrela explode em uma supernova e colapsa em um buraco negro. Assim, a matéria se forma em um disco ao redor do buraco negro, é absorvida e expelida em um jato de energia que viaja a 99,99% da velocidade da luz.

O flash de luz mais brilhante visto liberou fótons com um recorde de 18 teraelétonvolts de energia, impactando as comunicações de rádio de ondas longas na atmosfera terrestre.

Algo tão brilhante e próximo, é considerado por especialistas um evento raro que ocorre uma vez em um século.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por