caos

Fortes chuvas deixam pessoas ilhadas e desalojadas no RJ e SP

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Do HOJE EM DIA*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 05/04/2025 às 11:49.Atualizado em 05/04/2025 às 12:01.
Moradores do Rio de Janeiro e São Paulo são castigados pelas fortes chuvas (Montagem: Arquivo/Defesa Civil RJ  / Defesa Civil SP)
Moradores do Rio de Janeiro e São Paulo são castigados pelas fortes chuvas (Montagem: Arquivo/Defesa Civil RJ / Defesa Civil SP)

As fortes chuvas que começaram na sexta-feira (4) e seguem neste sábado (5) provocaram transbordamento dos rios Japuíba e Caputeram em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. Até o momento, as inundações deixaram 115 desalojados no município. Nas últimas 48 horas, choveu 270 milímetros (270 litros por metro quadrado).

Segundo a Defesa Civil Estadual, está mantido alerta de risco muito alto para deslizamentos de terra e inundações em Angra dos Reis. Também há risco muito alto para ocorrência de inundações na capital: em Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense; e em Rio das Ostras, na Baixada Litorânea.

Na região do litoral norte do estado de São Paulo desde a noite de sexta-feira (4) as chuvas provocaram bloqueios em rodovias e deixaram pessoas ilhadas na cidade de Ubatuba (SP).

Por volta das 23h de ontem, cerca de 12 pessoas que viviam em uma mesma casa, com idades entre 4 meses e 66 anos, ficaram ilhadas no bairro do Taquaral e precisaram ser resgatadas pela Defesa Civil em Ubatuba. Elas foram encaminhadas para a Escola Municipal José de Souza Simeão, sem ferimentos.

Só nas últimas 12 horas foram registrados 138 milímetros de chuva na cidade litorânea, fazendo a Defesa Civil emitir um alerta severo para os moradores da região.O acumulado chegou a alcançar 160 milímetros nas últimas 24 horas. 

Serra

Por causa das fortes chuvas, o trecho da Serra Antiga, da Rodovia dos Tamoios, está temporariamente interditado. Segundo a concessionária Tamoios, a interdição ocorreu por volta das 23h30 de ontem quando o volume de chuva acumulado ultrapassou os limites de segurança, causando risco de queda de barreiras no trecho. No momento, o trânsito está fluindo na região, informou a concessionária, com Operação Comboio pela Serra Nova.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por