LUTO

Fundadora do Salão do Encontro, Noemi Gontijo é velada em Betim

Educadora que dedicou a vida a trabalhos sociais e recebeu quase 40 prêmios em reconhecimento às ações morreu nesta segunda (22), aos 100 anos

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
22/07/2024 às 19:26.
Atualizado em 22/07/2024 às 19:35
Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro, em Betim; obra social atendeu mais de 60 mil pessoas, a maioria crianças e adolescentes, em 50 anos de atuação (Divulgação/ Salão do Encontro)

Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro, em Betim; obra social atendeu mais de 60 mil pessoas, a maioria crianças e adolescentes, em 50 anos de atuação (Divulgação/ Salão do Encontro)

Fundadora e presidente de honra do Salão do Encontro - ação social que em 50 anos atendeu mais de 60 mil pessoas na Grande BH - , a educadora Noemi Gontijo é velada nesta segunda-feira (22) no memorial criado em homenagem a ela, em Betim. A despedida é aberta à comunidade. Também artesã, Noemi morreu de madrugada, aos 100 anos. O sepultamento está marcado para esta terça (23), às 16h30, no Jardins Cemitério Parque, no mesmo município.

Nascida na cidade mineira de Luz, em 28 de março de 1924, Noemi Macedo Gontijo era professora especializada em Artes Industriais e Educação Artística pelo MEC. Depois de atuar em instituições da terra natal e da capital mineira, mudou-se para Betim, em 1956. Lá, dirigiu escolas e, visionária, implantou oficinas de arte para pessoas com deficiência intelectual.

Em 1970, junto com o frei Stanislau Bartold, fundou o Salão do Encontro para oferecer oportunidades às pessoas em situação de vulnerabilidade social e combater a pobreza e a miséria.

“Nossa proposta era ajudar quem não tinha nada. As primeiras crianças eram muito carentes, não tinham comida direito, roupa, nem acesso à educação. Durante toda a minha vida, isso me preocupou bastante. Essas crianças queriam e precisavam de mais, e eu queria dar mais do que alimentação a elas. Desejava que elas tivessem uma visão do que é a vida e que tivessem uma profissão”, dizia.

A vida dedicada aos trabalhos sociais rendeu a Noemi quase 40 prêmios. Atualmente, o Salão do Encontro é uma associação de direito privado, beneficente, que auxilia famílias da periferia de Betim, onde fica a sede da instituição, e Vespasiano, também na região metropolitana. Os programas são voltados à Educação Infantil, Educação Complementar, Assistência e Desenvolvimento Social. A ideia é formar cidadãos conscientes e participativos, capazes de construir os próprios projetos de vida e contribuir para o desenvolvimento da comunidade.

Aqui, você lê o texto que Tio Flávio, colunista do Hoje em Dia e voluntário em várias ações sociais, escreveu em homenagem a Noemi Gontijo. 

Serviço

Velório: das 16h30 de segunda (22) até terça (23), no Memorial Noemi Gontijo (antiga Casa de Hóspedes do Salão do Encontro – rua João da Silva Santos, 34, bairro Angola, Betim).

Celebração religiosa: às 13h de terça (23), no Memorial

Saída do cortejo: às 15h de terça (23), do memorial em direção ao Jardins Cemitério Parque (Rodovia MG-050, km 1100, s/n, Açude, Betim)

Sepultamento: às 16h30

(Com informações da página e das redes sociais do Salão do Encontro)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por