Na expectativa

Grupo de igreja evangélica de Contagem deve embarcar de Israel para o Brasil

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
10/10/2023 às 10:57.
Atualizado em 16/10/2023 às 11:42

Um grupo de evangélicos de Minas, que estava em caravana por Israel, pode deixar o país ainda nesta terça-feira (10) em um dos voos de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB). Pelas redes sociais, o pastor Oziel Matos, líder da Igreja Batista de Contagem, na Grande BH, mostrou a movimentação dos fiéis na volta para casa.

Israel enfrenta uma guerra desde sábado após ataques do grupo palestino Hamas, que deixou centenas de mortes - entre elas, a de um brasileiro.

Em um vídeo gravado nesta terça-feira (10), Oziel mostra várias pessoas em uma fila, em frente a um estádio em Jerusalém. Ele conta que o grupo foi convocado pela embaixada para embarcar no primeiro voo. Eles aguardavam os ônibus que fariam o transporte até o aeroporto.

Em outro vídeo, já no aeroporto internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, Matos conta que o local está “muito tumultuado” e “abarrotado de gente”. É possível ver a multidão, inclusive algumas pessoas sentadas no saguão. Segundo ele, a expectade em voltar para casa em segurança é grande.

Desta terça-feira (10) até sábado (14), cerca de 900 brasileiros devem ser retirados de Israel e da Palestina, estima o Ministério das Relações Exteriores. A prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. 

Segundo o Itamaraty, até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turista que está em Israel. Três brasileiros continuam desaparecidos.

*Estagiário sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da Agência Brasil

Leia mais:
VÍDEO: brasileiro gravou vídeo dentro de bunker momentos antes de morrer em Israel

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por