A polícia francesa prendeu na noite de terça-feira (23) um homem russo suspeito de planejar “desestabilizar” a Olimpíada de Paris 2024. O suspeito de 40 anos mora na França há 14 anos e estaria organizando ações para “boicotar” o evento esportivo.
Conforme informações de agências internacionais, a prisão ocorreu durante uma batida policial na casa do indivíduo a pedido do Ministério do Interior. As evidências encontradas no local poderiam causar desestabilização durante os Jogos Olímpicos.
A imprensa francesa informou que os documentos encontrados sugerem um “projeto de larga escala” que poderia gerar consequências “sérias” ao longo da Olimpíada. As autoridades não forneceram mais detalhes sobre o caso.
O homem foi preso preventivamente suspeito de “compartilhar inteligência com uma potência estrangeira com o objetivo de provocar hostilidades na França”. Se condenado, o russo poderá ser preso por até 30 anos. A embaixada da Rússia em Paris disse que não havia recebido nenhuma notificação oficial sobre a detenção.
“Pedimos esclarecimentos a eles de forma proativa. Buscaremos uma reação”, afirmou a embaixada russa em comunicado.
A Olimpíada começa oficialmente nesta sexta-feira (26), em cerimônia de abertura realizada ao longo do rio Sena.
Leia mais