O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou o ataque do movimento palestino Hamas e manifestou solidariedade a Israel. Ele repudiou o terrorismo em todas as formas e disse que o Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito.
Na condição de presidente do Conselho de Segurança da ONU, Lula conclamou a comunidade internacional a conduzir uma solução que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável.
Mais cedo, o governo brasileiro anunciou que convocará reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"Fiquei chocado. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados", escreveu Lula, nas redes sociais.
Leia mais: