O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) parabenizaram o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta quarta-feira (5).
"Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA [...]. Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica”, disse Bolsonaro.
"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", afirmou Lula.
As declarações foram feitas pelas redes sociais. Durante a corrida eleitoral nos EUA, Lula havia declarado torcida para Kamala Harris, adversária de Trump. Já Bolsonaro foi um grande apoiador do novo presidente norte-americano.
Repercussão da vitória de Trump
Outros líderes mundiais e personalidades parabenizaram Donald Trump pela vitória na eleição dos Estados Unidos. Veja a repercussão da vitória.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria
O primeiro-ministro húngaro, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava "no caminho para uma bela vitória".
Nayib Bukele, presidente de El Salvador
"Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie."
Elon Musk, bilionário e apoiador
"O povo da América deu a Donald Trump um mandato cristalino para a mudança nesta noite."
Mark Cuban, bilionário e apoiador de Kamala Harris
"Parabéns, Donald Trump. Você venceu de forma justa e honesta. Parabéns ao Elon Musk também."
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson
"Donald Trump é agora nosso presidente eleito. Os republicanos da Câmara estão prontos e preparados para agir imediatamente na agenda Maga 'EUA em primeiro lugar' de Trump."
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
"Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso comprometimento com a grande aliança entre Israel e EUA," disse o primeiro-ministro no X.
Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
"Parabéns, presidente eleito Trump, por sua vitória histórica nas eleições. Estou ansioso para trabalhar com Trump nos próximos anos. A relação Reino Unido-EUA continuará a prosperar", escreveu Starmer no X.
Presidente da França, Emmanuel Macron
"Parabéns, Presidente Donald Trump. Pronto para trabalharmos juntos, assim como soubemos fazer durante quatro anos. Com suas convicções e com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade."
Leia mais: