Genial/Quaest

Lula tem 45% das intenções de voto e lidera pesquisa em todos os cenários; Bolsonaro tem 24%

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/02/2022 às 11:00.
Atualizado em 09/02/2022 às 11:59
 (Reprodução)

(Reprodução)

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na disputa à presidência nas eleições de 2022, com 45% no primeiro turno. Já o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 23%.

Segundo levantamento da Genial/Quaest, Lula venceria em todos os cenários. Em uma disputa pelo segundo turno contra Bolsonaro, a disputa ficaria entre 54% a 30% para o ex-presidente, considera a pesquisa.

Terceira via
Ainda segundo o levantamento, nenhum dos outros nomes incluídos no levantamento chega a dois dígitos. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT)  aparecem empatados, com 7% das intenções de voto.

João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) também empatam com 2% cada, e Simone Tebet (MDB) alcançou 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Nulos e brancos somam 8%, enquanto indecisos são 5%.

Convicção do voto
A sondagem também questionou o público sobre o grau de convicção na escolha de voto. Mais da metade dos eleitores (58%) consideram sua decisão definitiva, em detrimento de 40% que considera mudar de opinião caso algo aconteça.

Neste cenário, o atual presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula também mantêm o favoritismo. Entre os eleitores de Bolsonaro, 65% definiram como decisiva sua decisão e 35% que podem mudar de posição. Entre os eleitores do petista, o grau de convicção alcança 74%, enquanto 25% consideram mudar o voto se algo acontecer.

Metodologia
A pesquisa, feita de forma presencial, entrevistou 2 mil pessoas acima de 16 anos entre os dias 3 e 6 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o estudo considera 95% de confiança.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por