Minas está entre os estados que mais sofrem com tentativa de fraude no ambiente digital no Brasil. O estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, concentrando 8,7% das ocorrências, atrás de Rio de Janeiro (9,4%) e São Paulo (27,6%). A conclusão é do Indicador de Tentativas de Fraude, da Serasa Experian, que analisou dados do primeiro semestre de 2024.
Conforme o estudo, a cada três segundos houve o registro de uma tentativa de golpe nos primeiros seis meses do ano. Ao todo, 5,3 milhões de ocorrências foram evitadas no período por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança. Somente em junho, foram 860.966 registros, número 4,6% maior do que o reportado no mesmo mês de 2023.
O indicador ainda mostra que mais da metade (60,4%) das tentativas de fraudes evitadas no período foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais, e outras 33,2% por padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica. Por fim, 6,4% foram evitadas pelos comportamentos suspeitos em dispositivos – como associações anteriores com fraudes.
Confira o gráfico com a participação anual:
Com relação ao setor que registrou mais tentativas de fraudes no semestre está o de “Bancos e Cartões” (54%). Já o de “Telefonia” foi o segmento com a menor recorrência (4,7%). Além disso, as pessoas de 36 a 50 anos foram as que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%).
Como evitar esse tipo de fraude
Consumidores:
- Garanta que documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acessar apps;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços com preços muito abaixo do mercado;
- Tenha atenção com links e arquivos compartilhados em grupos e redes sociais;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do app;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar diretamente a identidade dos mesmos;
Empresas:
- Invista em tecnologias de prevenção à fraude;
- Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que são aprimoradas com frequência diante das mudanças e ameaças das fraudes;
- Garanta uma experiência fluida, sem comprometer a segurança do usuário.
*Com informações da Agência Brasil 61
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