Minas Gerais participa da 36ª Festuris, que acontece até domingo (10), no Serra Park, em Gramado. Nesta sexta-feira (8), o artista plástico mineiro Fernando Pacheco realizará uma performance de pintura ao vivo. Também estão previstas apresentações culturais, como pocket shows diários da Vesperata de Diamantina.
O estande mineiro evidencia a arte contemporânea, por meio do trabalho de Pacheco, mas também aproxima o visitante da arte colonial, representada pela arquitetura, esculturas e pinturas do período barroco.
Ainda nesta sexta, haverá o lançamento das Rotas do Queijo do Serro e da Canastra, com degustações comentadas que permitirão aos visitantes conhecer a história, os modos de produção e o sabor único dessas iguarias.
Outro destaque será a cozinha mineira, que é o carro-chefe das Cozinhas Vivas. À frente deste projeto estará a chef Rachel Palhares, de Diamantina. Ela comandará sessões diárias com pratos típicos que expressam a autenticidade da cozinha mineira contemporânea. O mixologista Leo Gomes também marcará presença e irá preparar coquetéis com a cachaça sendo a protagonista.
A participação de Minas Gerais contempla ainda uma ampla apresentação de seus destinos, mostrando ao Brasil e ao mundo o patrimônio arquitetônico, cultural e natural do estado, e uma opção para os desejados Destination Weddings - cerimônias de casamento com experiências de viagem para os noivos e convidados, que muitas vezes estendem a celebração para um fim de semana ou mais.
Esta edição do Festuris tem como tema "Conexão Futuro", com foco em sustentabilidade, inovação e as novas demandas do turismo global. A feira contará com mais de 2 mil marcas expositoras de cerca de 60 países e apresentará uma diversidade de espaços temáticos, como os segmentos de luxo, turismo verde (Green Experience), MICE (reuniões, incentivos, conferências e exposições) e turismo LGBTQIA+.
Leia mais